Rui vê “queda” da covid na região

Depois de ameaçar “trancar” as duas cidades e “mandar prender” quem estivesse nas ruas, o governador da Bahia, Rui Costa, parece ter recobrado a razão e amansou seu discurso.

 

O Governo do Estado aponta que nas últimas 48 horas houve redução nos casos de contaminação pelo novo coronavírus nas cidades de Ilhéus e Itabuna, que registravam curva ascendente e procupavam as autoridades sanitárias. Na manhã desta quarta-feira, o governador Rui Costa disse que a queda foi obtida “com a adesão ao isolamento social”.

Na verdade nenhuma medida nova foi tomada em Itabuna e o movimento na rua foi igual ao dos dias anteriores. A queda aconteceu por dinâmica própria da pandemia. A “alta” anterior se deveu ao anúncio do resultado de testes acumulados, e a “queda” à divulgação do número normal diário de exames.

Nesta quinta-feira, o governo do estado anunciou mais 100 leitos para atender pacientes contaminados com Covid-19 em Ilhéus, no Hospital Regional Costa do Cacau e mais dois hospitais. Na cidade, a Secretaria de Saúde da Bahia abriu um Centro de Atendimento Covid -19, no Centro de Convenções, que acrescentou 22 leitos.

Já Itabuna, maior cidade da região, continua ignorada pelo governo da Bahia, que não instalou nenhum leito novo, nem equipamentos para a covid-19. Os leitos são os que já existiam, todos da Santa Casa, sendo 10 UTIs e 20 de enfermaria. Rui Costa promete novos leitos desde o meio de março.

21:42  |

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *