ANO LETIVO NÃO SERÁ CANCELADO, AFIRMA GOVERNADOR

Nesta quinta-feira (28), o governador Rui Costa descartou cancelar o ano letivo de 2020 na rede estadual. O planejamento prevê a conclusão das aulas em 2021 com aulas extras, em turnos opostos e nos finais de semana, segundo ele. “Não existe possibilidade de cancelamento [do ano letivo]. Muito provavelmente, as aulas irão atravessar esse ano e serão concluídas em 2021. Será um ano atípico, mas não podemos prejudicar o ciclo escolar de nossos milhares de jovens e crianças”.

Nesta quinta (28), o governador participou de uma entrevista virtual com profissionais do recôncavo e do baixo-sul do Estado, quando também detalhou a estrutura de atendimento para vítimas da covid-19 nas duas regiões, desde pacientes com quadro leve da doença aos casos graves. Os casos mais graves deverão ser direcionados para o hospital regional de Santo Antônio de Jesus.

“Mas precisamos também de uma unidade que possa atender regionalmente, fazendo a triagem de pacientes. Estou conversando com os prefeitos e articulando uma ação unificada para a criação de uma unidade assim, como fizemos em outras regiões, transformando UPAs que estavam fechadas em unidades exclusivas de atendimento”, disse.

O governador falou ainda sobre a dificuldade de conseguir respiradores para implantar novos leitos de UTI na Bahia. “Nossa equipe tem buscado e entrado em contato com fábricas em todo o mundo, mas é uma dificuldade porque a procura é muito grande e o produto está em falta. Nenhum sistema de saúde do mundo está preparado com leitos de UTI suficientes para lidar com uma pandemia dessas. estão faltando leitos, médicos e equipamentos nos países mais ricos com os melhores sistemas de saúde do mundo. Por isso, eu faço o meu apelo para que as pessoas evitem criar aglomerações e fiquem em casa. O isolamento social é a única forma efetiva de combate ao vírus”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *