Governo lança plano para os idosos

Idosos vão receber uma atenção especial do Governo Federal, com profissionais de saúde que irão até eles. Isso é o que prevê o Plano Nacional de Contingência para o Cuidado “às” Pessoas Idosas em Situação de Extrema Vulnerabilidade Social, assim mesmo, em português errado.

 

A nova iniciativa do Ministério da Saúde é feita em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “O objetivo é atender, prioritariamente, a população idosa vinculada às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI),” explica a ministra Damares Alves.

“O trabalho da Saúde da Família nas ILPIs vai ser um avanço para o Brasil, por termos construído essa iniciativa que vai permanecer e as Instituições de Longa Permanência para idosos serão visitadas, agora, pelo programa Saúde da Família”.

Algumas das ações previstas são a busca ativa por idosos, o atendimento à distância pelos canais do TeleSUS, testagem de pessoas com sintomas e, quando necessário, internação hospitalar em casos de impossibilidade de isolamento. Segunfo o ministro Nelson Teich, esse tipo de iniciativa é pensada para além dos problemas da Covid-19.

“Essa iniciativa da visita das equipes de Saúde da Família em torno de dois mil asilos e unidades que atendem as pessoas idosas é uma ação combinada do Ministério da Saúde com os municípios. Como estamos conduzindo o trabalho, trazendo juntos o ministério, estados e municípios, estamos trabalhando com a ideia de deixar um legado para a sociedade”.

Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 78.200 idosos vinculados a instituições de acolhimento e ILPI, e mais de 31 mil colaboradores, entre cuidadores e outros profissionais. As pessoas nessas instituições apresentam tanto o risco individual decorrente da forma mais grave do coronavírus, quanto a exposição consequente do convívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *