Quais são os números reais de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna neste domingo? Há quase um mês os números divulgados pelas secretarias de Saúde da Bahia (Sesab) e de Itabuna em relação ao mais populoso município do sul do Estado são desencontrados. Até a quarta-feira da semana passada, os dados divulgados pela Prefeitura de Itabuna eram sempre superiores aos publicados pela Sesab no seu Boletim Epidemiológico. Na sexta (15), a Sesab informou ter feito uma integração de sistemas com municípios e governo federal (Ministério da Saúde). Esperava-se que integração acabasse com as divergências diárias de números. Porém, continua. Não só em relação a Itabuna, mas a Ilhéus e outros municípios do sul da Bahia. A Sesab cita no próprio boletim que há uma dinâmica e complexidade dos números. A Prefeitura de Ilhéus, por meio do secretário Geraldo Magela (Saúde), gritou contra os números do boletim da Sesab de sexta, que apontavam a cidade com 425 casos. Já no sábado (16), a Sesab atualizou os números, para baixo (veja aqui). Ao PIMENTA, o secretário estadual Fábio Vilas-Boas disse que a divergência ocorreu por inconsistência dos números de sexta, havendo correção ontem. Por enquanto, nem o prefeito Fernando Gomes nem o secretário da Saúde, Uildson Nascimento, se pronunciaram publicamente quanto aos números desencontrados. Antes a menor, hoje a maior por parte da Sesab. Neste domingo, a Sesab aponta 634 casos de coronavírus confirmados laboratorialmente e por meio de teste rápido. Já a Prefeitura divulgou, há pouco mais de uma hora, ter confirmado 580 casos desde o início da pandemia, dos quais 119 já recuperados e a ocorrência de 15 óbitos, enquanto a Sesab informa 11 óbitos.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou ao PIMENTA a divergência relacionada ao total de pacientes infectados pela Covid-19 e com confirmação laboratorial ou por teste rápido em Ilhéus desde o início da pandemia.

Na atualização dos números, Ilhéus apareceu com 425 pessoas infectadas na sexta (15), quando a Sesab fez a integração do banco de dados epidemiológicos com os municípios e, também, o Ministério da Saúde. Já neste sábado (16), o número de casos no município era 372. Diferença, a menor, de 53 infectados.

Por meio do Twitter, apontamos a diferença, a menor. Neste domingo (17), Vilas-Boas respondeu. Os 52 casos a menos foram retirados por inconsistência:

– O novo sistema de notificações do ministério não vinha permitindo os municípios enxergarem seus casos. Conseguimos desbloquear e alguns casos estão sendo expurgados por inconsistências – respondeu Vilas-Boas ao PIMENTA.

A Sesab havia computado para Ilhéus pacientes positivos que não residem no município. Outra inconsistência foi o registro de pacientes negativos como positivos, segundo explicação do secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, que, ontem (16), estrilou diante dos 425 casos atribuídos ao município baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *