“TEODORICO MAJESTADE” FARÁ MAIS DUAS APRESENTAÇÕES VIRTUAIS NESTE FINAL DE SEMANA

A nova versão online de um dos principais espetáculos do Teatro Popular de Ilhéus foi sucesso de público no último final de semana. A montagem virtual “Teodorico Majestade: a última Live de um prefeito” estreou dia 24 (sexta-feira) e também foi transmitida dia 25 (sábado), contando ainda com bate-papo pós-espetáculo, que na estreia teve participação especial do professor Felipe de Paula Souza.

Na sexta-feira, 31 de julho, a comunicadora e atriz Karoline Vital vai conversar sobre sua dissertação “Teodorico Majestade: o teatro entre memória e história”, na qual investigou o trabalho da memória como agente político que interfere na realidade histórica da cidade ao pensar como a representação do passado no espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus serve de mecanismo político no contexto social. No sábado, 1º de agosto, após o espetáculo será a vez do papo com Fernando Yamamoto, um dos fundadores dos Clowns de Shakespeare (RN), onde atua como diretor, professor, pesquisador, gestor, tradutor e dramaturgo. Sua pesquisa transita por universos como o teatro popular, a comicidade, a rua e o teatro latino-americano. O bate-papo tratará do encontro dos Clowns com o Teatro Popular de Ilhéus na montagem de Medida por Medida e da experiência cênico-cibernética do grupo Clowns com o espetáculo online Clandestin@s.

“Teodorico Majestade” continuará em cartaz durante todo o mês de agosto, às sextas e sábados, com transmissões sempre às 21 horas. Os ingressos são limitados, e estão à venda na plataforma Sympla por 10 e 20 reais, onde também será feita a transmissão. O público pode ainda ajudar o grupo com colaborações voluntárias de 50 e 100 reais, e dessa forma contribuir para a manutenção da Tenda TPI durante a pandemia. Além disso, todos os espetáculos do TPI têm uma porcentagem reservada gratuitamente para estudantes de escola pública. Para realizar a compra dos ingressos, basta acessar o site www.sympla.com.br/teatropopulardeilheus.

O espetáculo “Teodorico Majestade” está em cartaz desde 2006, montado como um posicionamento do Teatro Popular de Ilhéus diante dos escândalos ocorridos na cidade, e sua repercussão contribuiu para a mobilização da população ilheense contra o então prefeito Valderico Reis, tendo histórica importância na cassação de seu mandato em 2007. O espetáculo é uma sátira política em formato de cordel sobre um prefeito prestes a perder seu mandato por conta de denúncias que vieram a público, construindo um protesto bem-humorado que mostra o lado ridículo dos bastidores da política corrupta e que, ao mesmo tempo, conclama o povo a exercer seus direitos de cidadão. Na obra, Teodorico, Prefeito de Ilha bela, está prestes a perder seu mandato depois que uma onda de denúncias de corrupção tomou conta dos noticiários. Até um grupo de teatro resolveu fazer um espetáculo sobre ele. Agora, está acuado, pressionado a assinar seu pedido de renúncia.

Fundado em 1995 por Équio Reis (in memorian), o grupo já produziu dezenas de espetáculos, tendo circulado em diversas cidades do Brasil, chegando também a se apresentar na Europa. A partir de pesquisas e criações, o TPI interfere positivamente no município de Ilhéus e região, promovendo debates, encontros e estudos que contribuem para a formação cultural de seu público. A longevidade do Teatro Popular de Ilhéus é um indicador de um projeto de empreendedorismo cultural exitoso que tem um planejamento à longo prazo bastante sólido e em constante avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *