Opas prega cautela e diz que reinfecção de Covid-19 pode ser situação particular

Para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), os casos de reinfecção pelo novo coronavírus podem ter ocorrido por particularidade no sistema imunológico dos pacientes. Na segunda-feira (24) pesquisadores de Hong Kong anunciaram a primeira reinfecção pelo Sars-Cov-2 no mundo (lembre aqui).

 

O vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, ressaltou nesta terça-feira (25) que ainda são necessários mais estudos e evidências para entender a situação.

 

“Temos mais de 23 milhões de casos de covid-19 e somente dois ou três registrados como reinfecção. Precisamos compreender melhor o que aconteceu”, afirmou durante coletiva de imprensa do braço nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

No Brasil um estudo de casos do coronavírus conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) identificou que “a reinfecção e o adoecimento em mais de uma ocasião são eventos possíveis” (leia aqui).

 

Barbosa afirmou que embora as reinfecções também possam estar relacionadas a mudanças no vírus, nem todas mutações causam aumento da gravidade da doença ou novos sintomas nos infectados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *