Governo lança os Bancos de Alimentos

O governo federal instituiu a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e seu comitê gestor para o fortalecimento e a integração da atuação desses bancos no país. O decreto foi publicado nesta sexta (18) no Diário Oficial da União. O objetivo é “contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos no país”.

 

A rede deverá atuar na troca de experiências e qualificação dos bancos de alimentos e no fomento de pesquisas e de ações educativas destinadas à segurança alimentar. Os bancos de alimentos fazem captação e distribuição gratuita de alimentos doados para serviços de assistência social e instituições de ensino.

Podem participar os bancos sob a gestão dos estados, das centrais de abastecimento, dos serviços sociais autônomos e das organizações da sociedade. O comitê gestor funcionará no âmbito do Ministério da Cidadania e será composto por um membro deste ministério, que o presidirá.

Mais um da Embrapa, um da Conab, três de bancos de alimentos sob gestão pública, três de organizações da sociedade que atuem como bancos de alimentos e um do Sesc. Será realizada uma chamada pública para selecionar as entidades públicas e as da sociedade que terão direito ao mandato de quatro anos. (Com ABr)

22:58  |

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *