Eleições 2020: Perfil médio de candidatos é homem, negro, casado e com ensino médio

O perfil médio dos candidatos em disputa nas eleições 2020 integra característica como homem, negro, casado, com 46 anos e ensino médio. A referência foi traçada pelo G1, a partir de dados de registros de candidaturas divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde 2014, quando o TSE passou a coletar informações sobre raça, essa é a primeira vez que autodeclarados negros aparecem como perfil médio dos candidatos.
De acordo com a reportagem, de todas as candidaturas registradas, 49,9% são de pessoas que se declararam pardas ou pretas. Juntos, pardos e pretos formam os negros, segundo classificação do IBGE. Já os brancos representam 47,8% do total. Além disso, 0,4% se declaram indígenas e outros 0,4%, amarelos. Não há informação de raça de 1,6% dos registros.
Em relação as demais características, não houve muita diferença em relação a 2016. Os candidatos são predominantemente casados (51%), com ensino médio completo (38%) e com uma média de 46 anos.
Em relação ao gênero, 67% são homens e 33% são mulheres. O percentual feminino, inclusive, é muito próximo do mínimo estabelecido em lei pela cota de candidatas mulheres que deve ser cumprida pelos partidos, de 30%, aponta o levantamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *