PISTA DO AEROPORTO JORGE AMADO VAI PASSAR POR AVALIAÇÃO TÉCNICA

A Infraero foi contratada pela Socicam, empresa responsável pela gestão do Aeroporto de Ilhéus (BA), para a realização de serviços de medição de atrito e macrotextura na pista de pouso e decolagem. Os serviços têm como finalidade a avaliação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento, sendo fundamentais para garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias.

Os serviços serão realizados em horários programados pelo aeroporto, de modo a não impactar o fluxo de voos, e seguirão todas as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por estabelecer os requisitos de aderência para pistas de pousos e decolagens.

A Infraero possui expertise e uma equipe multidisciplinar capacitada para a realização desse tipo de serviço.  “Estamos há mais de quatro décadas realizando um trabalho de excelência nos aeroportos de todo o Brasil e, por isso, podemos oferecer todo o know-how de uma operação aeroportuária, como segurança, manutenção, engenharia, meio ambiente, logística e finanças”, destacou o superintendente de Negócios da Infraero, Francisco Nunes.

O aeroporto

O Aeroporto de Ilhéus é o terceiro em número de movimentação de passageiros no Estado da Bahia. Tem capacidade para atender a, aproximadamente, 700 mil pessoas por ano. Inaugurado em 1938, o terminal é uma das principais entradas para destinos turísticos litorâneos da Bahia, como Itacaré, Barra Grande, Canavieiras, Ilha de Comandatuba e Itabuna.

O nome do aeródromo é uma homenagem ao consagrado escritor baiano Jorge Amado, falecido em agosto de 2001, que ambientou na cidade famosos romances como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Terras do Sem Fim” e “Cacau”, em alusão ao fruto típico da região.

Princesinha do Sul

Ilhéus, apelidada por seus habitantes como “Princesinha do Sul”, foi a primeira cidade focada na produção de cacau no mundo. Com a maior extensão de litoral entre os municípios baianos, conta com 80 quilômetros de praias. Além disso, riquezas históricas e culturais da região continuam presentes no centro histórico, repleto de casarões e palacetes. A cidade conta ainda com a primeira rodovia ecológica do país, a Estrada Parque, com praias selvagens, manguezais e cachoeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *