Daten cria Programa “Melhor Emprego” Para contratação de profissionais com mais de 50 anos

Segundo dados do Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, da Organização Mundial da Saúde (OMS), no país, estima-se que a população idosa somará cerca de 65 milhões (30%) em 2050. Ou seja, em 2046, para cada 100 jovens, haverá 258 idosos. Além disso, a expectativa de vida aumentou mais de 30 anos: passando de 40,7 em 1945 para 75,5 anos em 2015. E, com isso, em 2050, projeta-se que as pessoas vivam até os 80,7 anos.

Trabalhadores com idade acima dos 50 anos têm mais dificuldade de ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam recuo na contratação de profissionais entre 50 e 65 anos nos últimos anos, representando queda de 30% abaixo da média dos últimos sete anos em contratações no mercado formal. A pandemia e o agravamento da crise econômica no Brasil são fatores que favoreceram esta retração.

Diante desse cenário, algumas empresas já começam a apontar seu olhar para este público, com maior qualificação profissional e experiência, e criam programas exclusivos para contratação de mão de obra na faixa etária acima dos 50 anos. Iniciativas que mostram o início de uma mudança de perspectiva em relação a esses trabalhadores.

Um dos exemplos de apoio à reinserção de profissionais mais experientes no mercado é a Daten, empresa de tecnologia e fabricante de computadores. A companhia desenvolveu o programa ”Melhor Emprego”, que só em 2021 contratou 27 profissionais na faixa etária de 50 a 65 anos.

Segundo o diretor industrial da Daten, Silvio Comim, em 2022 a perspectiva é inserir novos profissionais ao programa. “Atualmente temos cerca de 13% do nosso quadro de contratados ocupados por pessoas do programa Melhor Emprego e o nosso objetivo é manter esse percentual em torno de 15 a 20%”, projeta o diretor.

Fonte:https://www.bahiadevalor.com.br/2022/01/daten-adota-programa-de-contratacao-para-profissionais-com-mais-de-50-anos/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *