Governo Federal lança a Nova Carteira de Identidade Nacional

esta quarta-feira (23), o Governo Federal assinou o decreto que cria a Nova Carteira de Identidade Nacional. Muito mais moderna e segura, a carteira passará a ter validade nacional a partir da reunião de todas as informações de identificação do cidadão em um só documento.

Com a iniciativa, o Governo irá facilitar a vida dos brasileiros no acesso a políticas públicas e na obtenção de benefícios sociais, além de permitir a concessão de crédito e a redução de custos para o setor privado. “Hoje, estamos assistindo a um dos desdobramentos do programa GOV.BR, que é justamente essa carteira digital”, explicou o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Os desdobramentos estão em todas as partes da vida dos brasileiros, para melhorar a qualidade de vida”. 

Integrada em todos os estados da do País e no DF, o modelo único de identificação será emitido no formato físico e digital, de forma gratuita, o que garantirá acesso a todos os brasileiros. “É descomplicar a vida do cidadão. E o melhor de tudo, será gratuita, tanto a primeira carteira, quanto, após 10 anos, a segunda”, destacou o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República.

 Mais segura

A Carteira de Identidade Nacional é um avanço também em termos segurança pública. Ela segue o padrão internacional e poderá ser usada, inclusive, para viagens fora do País.

Já em território nacional, ela usa o CPF como número único para registro, tornando este o documento mais seguro do País e um dos mais seguros do mundo. De acordo com o ministro da Justiça, a carteira é um avanço para o Brasil.

“A unificação e modernização desse documento é mais um passo dado pelo Governo Federal para um conhecimento mais amplo de cada brasileiro, compreendendo suas características e necessidades por meio da unificação de registros e serviços”, ressaltou o ministro Anderson Torres. “Hoje é um dia muito importante para o Brasil, para o Governo e para a Segurança Pública”.

Fonte: https://www.gov.br/casacivil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *