Cerca de 90 mil documentos estão abandonados na rede SAC

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Cerca de 90 mil documentos estão esquecidos nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), situados em Salvador e no interior do estado. São carteiras de trabalho (CPTS), cédulas de identidades (RG), habilitações (CNH) e até passaportes que foram deixados na rede SAC pelos cidadãos que os solicitaram. O abandono dos documentos nos postos gera problemas operacionais e custos para o Estado, por causa do armazenamento, além de prejuízo para os cidadãos, que pagaram pelo serviço.
No ano passado, o acúmulo era de 200 mil documentos. Mas, após um chamamento público realizado pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria do Trabalho (Setre), para que os cidadãos fossem resgatar seus documentos abandonados, mais de 100 mil foram retirados na rede SAC. As secretarias voltam a convocar os cidadãos para retirarem os documentos que solicitaram. Para resgatá-los, o cidadão precisa apenas estar munido do protocolo de atendimento ou de documento de identificação.
Atualmente, a carteira de trabalho é o documento que tem o maior acúmulo nos postos SAC, com 58.552 exemplares abandonados. Na seqüência, vem o RG, com 23.453 cédulas esquecidas, seguido pela CNH (7.177) e passaporte (878). Os itens somados chegam um total de 90.060 documentos deixados nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão.
A maior quantidade de documentos está acumulada na rede SAC do interior do estado (37 unidades), onde 63.012 foram deixados para trás pelos solicitantes. Nos postos de Salvador e Região Metropolitana (14) existem 27.048 documentos abandonados pelos seus donos. No interior da Bahia, o SAC de Itaberaba é o que tem o maior número de documentos esquecidos (7.042). Já entre os postos da capital e RMS, o recordista é o SAC Barra (6.575).
As carteiras de trabalho deveriam ser retiradas pelos cidadãos, em um prazo de 15 dias após a solicitação. Já as cédulas de identidades, o prazo é de 10 dias, enquanto a CNH tem limite de oito dias após todos os exames. Mas, muitos desses documentos chegam a ficar anos abandonados pelos seus donos.
A gerente do SAC Barra, Elizete Borges, disse que a unidade possui documentos armazenados desde 2002, acarretando um grande acúmulo e gerando problemas de armazenamento. “Nós tivemos que criar um espaço dentro do SAC Barra para guardar as carteiras de trabalho, as identidades, habilitações, além de colocar funcionários para fazer a guarda, organizar e fazer entrega desses documentos. Esse acúmulo gera prejuízos para o estado porque não precisaríamos dessa estrutura e os funcionários poderiam estar realizando outras atividades”, explicou.
A maior quantidade de documentos, deixados no SAC Barra, é a que tem sua expedição gratuita, sem custo para cidadão, como carteira de trabalho, título de eleitor e CPF, segundo explicou Elizete. Entretanto, também são abandonados nas unidades, os documentos em que a emissão tem custo, a exemplo da carteira de habilitação, que possui taxa de R$ 143, e a cédula de identidade (R$ 29,80).
Emissão
São emitidas mensalmente, cerca de 100 mil carteiras de identidade por toda a rede SAC. O segundo documento mais procurado na rede é a Habilitação que responde pela emissão de 64 mil documentos todo mês. No SAC e postos Sinebahia, a emissão da primeira e segunda vias da CTPS gera um total de 24,7 mil carteiras expedidas. O documento pode ser solicitado em doze dos quinze postos fixos da capital e Região Metropolitana, além das unidades fixas lotadas no interior e dos 1.024 balcões do Sinebahia.
No caso das carteiras de trabalho, o cidadão que tiver sua carteira armazenada – com pendência no sistema – não poderá solicitar novo documento em nenhum outro local em todo o Brasil. A Setre explicou que desde junho de 2010, quando todas as unidades de emissão do documento foram informatizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, uma segunda via somente é possível se não tiver a retirada do documento pendente. Para mais informações sobre os postos da Rede SAC na capital e interior, como endereços e horários de atendimento, basta acessar o site www.sac.ba.gov.br ou ligar para o 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020-5353 (telefone móvel).

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