Evento nacional sobre religiões afro-brasileiras começa nesta quinta em Ilhéus

afro 2

Ilhéus sedia, a partir desta quinta-feira, 14, até o dia 16, o X Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que terá como tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas”. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, e é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde e do Fundo de População das Nações Unidas. Em paralelo, acontece, no mesmo período e local, o I Encontro de Mulheres do Axé de Ilhéus.

O credenciamento será feito a partir das 13h. O evento é resultado de articulações iniciadas em 2013, através do programa Diálogos Culturais, ocorrido na cidade. Como desdobramento, teve origem o projeto Terreiro Legal, realizado em 2014, com o objetivo dialogar com os líderes de terreiros de Ilhéus.

Do encontro nacional, participarão representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a líder religiosa Makota Valdina, do terreiro Angola Tanusi Junsara de Salvador; Jurema Werneck, médica, pesquisadora e coordenadora da ONG Criola; Lúcia Xavier, assistente social e também coordenadora da ONG Criola; e líderes de terreiros de todo o Brasil.

Seminário – É aguardado público de aproximadamente 300 pessoas para os três dias de evento, que terá programação diversa, como palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e outros. O encontro tem como objetivo dar visibilidade às informações sobre as políticas de promoção de equidade em saúde, além de incentivar a população de terreiros para participar das Conferências de Saúde.

Serão abordados ainda temas como intolerância religiosa no Brasil, o impacto do racismo na vida das pessoas, políticas públicas para as mulheres e as questões feministas dentro do terreiro.

Para o coordenador da Renafro Nacional, Ogan Marmo, a importância do seminário está em que “a gestão pública possa valorizar e reconhecer os saberes dos terreiros no que se refere à promoção da saúde e das práticas de cuidado à saúde”. Para o Secretário de Cultura do município, Paulo Atto, com este evento “inserimos Ilhéus no panorama nacional das discussões sobre as políticas públicas desenvolvidas para as religiões afro-brasileiras, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social.”

Feira – O evento contará também com uma feira criativa aberta ao público, com venda de artigos produzidos em diversos terreiros. E terá ainda atividades culturais, com apresentações do grupo Samba de Treita, a Orquestra Gongombira e o grupo Capoeira de Liberdade, entre outras atrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *