Eliminado da Copa América, Brasil fica de fora da próxima Copa das Confederações

brasil

A derrota nos pênaltis para a equipe do Paraguai, em jogo válido pelas quartas de final da Copa América 2015, fez a Seleção Brasileira perder uma marca importante no futebol internacional. Sem chances para participar da Copa das Confederações 2017, a equipe canarinho ficará de fora do torneio depois de uma sequência de sete participações consecutivas na competição entre campeões continentais.

Disputada como Copa Rei Fahd em 1992 e 1995, a Copa das Confederações teve o Brasil em sua primeira participação apenas em 1997, quando o então campeão do mundo foi vencedor do torneio em final contra a Autrália. Já em 99, no México, a equipe teve sua vaga como campeão da Copa América 97 e também como vice do mundo de 98 com a desistência da França. Entretanto, os sul-americanos ficaram no vice-lugar contra os anfitriões mexicanos.

Na edição de 2001, sediada conjuntamente no Japão e na Coreia do Sul, o Brasil foi campeão da Copa América de 1999 e amargou o quarto lugar ao perder da Austrália na decisão de terceiro lugar. Em 2003, como pentacampeão mundial, o escrete verde e amarelo teve a sua pior participação no torneio, sendo eliminado na fase de grupos contra Turquia e Camarões.

Em 2005, o time comandado por Kaká, Adriano e Ronaldinho Gaúcho juntava credenciais da Copa do Mundo 2002 e da Copa América de 2004 para golear a Argentina e voltar a conquistar o título. O tricampeonato veio em 2009, quando o então vencedor continental de 2007 derrotou os Estados Unidos em uma final histórica na África do Sul. Já como país-sede em 2013, o quarto título veio sobre uma vitória maiúscula sobre os espanhóis no Maracanã.

Para a Copa das Confederações de 2017, já estão confirmadas as equipes da Rússia (país-sede), Alemanha (campeã do mundo de 2014) e a Austrália (vencedor da Copa da Ásia 2015). Para a Copa América, as seleções do Chile, Peru, Argentina e Paraguai são as únicas que ainda tem chances de representar a América do Sul no torneio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *