JABES MANTÉM QUESTÕES DE GÊNERO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

jabes

Depois da polêmica causada na câmara de vereadores com a retirada de trechos que se referiam às discussões relativas às questões de gêneros presentes no Plano Municipal de Educação, o prefeito Jabes Ribeiro decidiu vetar as mudanças e sancionar o PME praticamente como chegou ao poder legislativo.

Há duas semanas, a câmara apreciou o projeto, que valerá pelos próximos dez anos. Vereadores da ala religiosa decidiram por vetar o trecho do documento que tratava da adequação do currículo escolar para que permitisse discutir as questões de gênero.

Na meta número oito, o documento assinado pelo prefeito é enfático ao “Adequar o currículo da Educação de Jovens e Adultos às especificidades da modalidade, às demandas da Lei 10.639/2003, 11.645/2008 e as questões de gênero em todas as Unidades de Ensino”.

A meta número 15 também faz menção ao tema: “Assegurar que as questões de diversidade cultural-religiosa, sobre gênero, diversidade e orientação sexual, do Estatuto da Criança e do Adolescente e Direitos Humanos sejam tratadas como temática nos currículos de formação continuada de professores”.

A posição da câmara gerou protestos de movimentos de defesa dos direitos LGBT. A sanção do PME foi feita nesta segunda, 29. O plano completo está disponível no diário oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *