Árbitro de Ilhéus é convocado para Copa do Mundo de Triathlon

arbitro

Depois de trabalhar como Delegado Técnico no campeonato Brasileiro em João Pessoa (09/04), o ilheense Alberto Kruschewsky, árbitro selecionado para a Olimpíada e Paralimpíada do Rio de janeiro, viaja nesta quarta feira para o México. Alberto foi convocado pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) para trabalhar como árbitro na Copa do Mundo da modalidade em Huatulco. Professor na Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc e vice Presidente da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia – Astrisul, ele participa da arbitragem do evento da Elite Feminina, que acontece no sábado (Largada às 17 hs de Huatulco, 19 horas de Brasília), e Elite Masculina, no domingo, com largada prevista para 08:30 hs (10:30 no horário brasileiro).

Desde a década de 1990 a cidade de Ilhéus tem uma história junto ao Triathlon. Naquela época Alberto Kruschewsky atuava apenas como atleta, se sagrando campeão brasileiro 30-34 (1997) e integrando seleções brasileiras em eventos mundiais. Depois de se tornar professor da Uesc, começou um trabalho para permitir aos alunos maior acesso às competições, no que teve o apoio da CBTri, que disponibilizou cursos para a região. Recentemente, 4 árbitros formados na Uesc foram convocados para os megaeventos do Rio 2016, todos graduados no curso de Educação Física da Universidade (Cláudio Damião, Daniel Mazutti, Débora Arantes), inclusive o professor. Além disso, a cidade tem o maior contingente de árbitros certificados do país.

Alberto considera que o trabalho desenvolvido pela União Internacional de Triathlon (ITU) e CBTri na capacitação e desenvolvimento da arbitragem para o esporte e o apoio da Uesc nas viagens foram essenciais para a presença de Ilhéus na Olimpíada. “O interesse da CBTri por meio do Facilitador Roberto Menescal e seu Presidente, Carlos Fróes, o apoio da Uesc e das federações, recebendo os árbitros em provas internacionais que permitiram o nosso credenciamento, são fatores importantes. Além disso temos tido apoio para realizar eventos importantes em Ilhéus além dos cursos, como o Brasileiro de Paratriathlon realizado no ano passado em parceria com a Prefeitura”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *