Ilhéus abre a Semana Nacional de Museus

encontro estadual de museus

Com o tema “Museus e Paisagens Culturais”, foi aberta nesta segunda-feira, 16, a 14ª edição da Semana Nacional de Museus, no auditório Cid Gesteira, da Faculdade Madre Thaís (FMT).

O evento, em Ilhéus, é promovido pela Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e o programa inclui palestras e minicursos.

A programação teve a palestra “Museu da Piedade: O Legado de Madre Thaís”, da professora Anarleide Menezes, gestora do Museu da Piedade; “Museus e Paisagens Culturais”, da Doutora Janaina Zito Losada, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

As duas foram seguidas pelo minicurso “Patrimônio e Paisagens Culturais”, com o Paulo Sergio Bonfim, Mestre em Cultura e Turismo; “Chancela da Paisagem Cultural Brasileira”, do advogado Felipe Carvalho Martinez, especialista da UFBA.

Fechando a programação, houve aula sobre Direitos Culturais, com o doutor Ruy Póvoas.

Para a presidente da Rede de Museus, Maria Helena Tavares, é uma oportunidade de chamar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema proposto, que este ano reforça o papel sociocultural das instituições museais.

“Eles mostram seus contextos externos, expõem a necessidade da valorização das culturas e diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais”.

“Espaços que abrigam pessoas com diferentes heranças culturais e que trazem influências múltiplas em termos de arquitetura, culinária, costumes, vestimentas, falares, artes e outros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *