Vigilância Sanitária capacita mais profissionais do setor de alimentos

alimentos

O Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ilhéus entregou certificados do curso de capacitação para profissionais que trabalham em panificadoras, lanchonetes, sorveterias e salões de beleza. O objetivo é evitar a ocorrência de contaminação, garantir a segurança nutricional dos alimentos, e impedir o surgimento de doenças sexualmente transmissíveis, hepatites e micoses, no caso de manicures. A entrega dos diplomas foi feita pelo secretário da Saúde, Antonio Ocké, na última quarta-feira, 25, no auditório do Sebrae, situado na avenida 2 de Julho, centro da cidade.

O secretário de Saúde, Antonio Ocké, lembrou que a proposta do curso de capacitação está vinculada à segurança alimentar, fornecendo noções básicas sobre as condições sanitárias dos estabelecimentos, uso e esterilização de materiais utilizados por manicures e a qualidade dos alimentos oferecidos à população.

Por sua vez, Cathianne Pinto, chefe da Vigilância Sanitária, declarou perceber  “que as indústrias de sorvetes e picolés melhoraram bastante nos quesitos de higiene e manipulação. Temos hoje produtos com melhor qualidade, embora ainda existam empresas clandestinas atuando neste segmento em Ilhéus. Por isso, a atual gestão realiza cursos de capacitação”, acrescentou.

Já Antonio Firmo, chefe da Vigilância em Saúde, considerou a iniciativa de fundamental importância. “Levamos temas que visam evitar que alguns hábitos inadequados possam ocorrer durante a manipulação e que se comercializem produtos fora dos padrões de higiene exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Depoimentos – Um dos destaques do curso de capacitação foi o empresário Gileno Alves, de 90 anos, proprietário da sorveteria Ponto Chic, que funciona ao lado do Teatro Municipal de Ilhéus há cerca de 65 anos. “Mesmo com a experiência que adquiri ao longo destes anos, sempre é salutar buscar treinamento. Isso vale para todas as atividades profissionais. Com relação à manipulação de alimentos é imprescindível. Por isso, participei do curso”. E Érika Pinheiro, da panificadora Pão com Arte (ex-padaria Elite), situada no bairro Malhado, também afirmou concordar com a opinião de Gileno Alves.

Prêmio Sebrae – O trabalho de orientação sanitária para os comerciantes que manipulam alimentos, realizado pela Prefeitura através das secretarias de Saúde e de Indústria e Comércio, garantiram ao prefeito Jabes Ribeiro o “Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae”, entregue, em Salvador, no último dia 27 de abril, durante solenidade realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Ilhéus venceu a indicação este ano na categoria “Inclusão Produtiva de Negócios e Gestão de Segurança Sanitária”, com o projeto “Gestão de Segurança Sanitária e Inclusão Produtiva de Negócios Alimentícios e Centrais de Abastecimento.”

O projeto enfatizou a urbanização recente da Praça São João Batista, no Pontal.  A partir de uma ideia da comunidade, abraçada pela Prefeitura, a praça foi reurbanizada e um quiosque foi construído para unir as atividades de alimentação que existiam no local. No quiosque, uma área específica vem sendo utilizada para armazenar produtos de limpeza, evitando, dessa forma, que os mesmos tenham contato com alimentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *