Município quer criar mais um feriado municipal

feriado

O prefeito em exercício de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), entregou nesta quinta-feira, 9, ao presidente da Câmara de Vereadores, Tarcísio Paixão, acompanhado pelo vice-presidente, vereador Ivo Evangelista, Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de feriado municipal em 24 de junho, quando se comemora o Dia de São João. Em mensagem encaminhada ao legislativo, o Executivo argumenta que a medida foi solicitada após “diversas manifestações, especialmente do comércio, bancos e servidores públicos municipais”.

Ilhéus já possui dois feriados relativos a questões religiosas – de São Jorge e Nossa Senhora da Vitória, padroeiros do município, e pode ampliar esse número até o limite de quatro, de acordo com a Lei Federal nº 9.093/95, que já inclui a Sexta-feira da Paixão.  Com isso, o gestor argumenta que a data consagra São João Batista, responsável por batizar Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão e, depois, santificado pela Igreja Católica.

Além disso, “é costume em Ilhéus, não somente na sede, mas também nos distritos, os festejos em comemoração ao dia de São João, cuja data oficial é 24 de junho. Daí a necessidade de declarar feriado neste dia tão importante para a grande maioria da população ilheense”, finaliza o prefeito em exercício.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *