CODEBA AUTORIZA ESTUDO DE VIABILIDADE PARA MOINHO DE ILHÉUS

moinho

A diretoria executiva da Codeba aprovou a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai gerar subsídios para a preparação do edital de nova licitação para cessão de uso onerosa do Moinho de Trigo, no município de Ilhéus.

A EVTEA vai reavaliar os preços da última licitação realizada pela Codeba em março deste ano, cujo procedimento licitatório foi deserto. Na época, foi levado em consideração o valor patrimonial, sendo cobrado o mínimo de R$ 83.445,00 ao mês, totalizando R$ 1 milhão ao ano. “O estudo irá avaliar os investimentos necessários e assim a Codeba ter parâmetros mais condizentes com a realidade de mercado para estabelecer os valores”, enfatizou Élio Regis.

Outras ações

Na última sexta-feira, dia 2 de setembro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb, Ricardo Alban, diretores da instituição e empresários fizeram uma visita ao Porto de Ilhéus, na companhia do diretor Élio Régis. A missão objetivou promover uma ação conjunta para atrair novos investidores e, consequentemente, mais cargas para o porto público, além de criar meios visando sensibilizar interessados em explorar o moinho.

Movimentação de carga

Até o final desse ano, está previsto a movimentação de cerca de 37 mil toneladas de cargas no Porto de Ilhéus. Estão sendo esperados navios que vão operar carga eólica (35 a 39 pás), cacau importado (cerca de 25 mil toneladas) e magnesita (12 mil toneladas). Para janeiro e fevereiro de 2017, é estimada a importação de 15 mil toneladas de cacau.

Já está programada também a chegada dos navios transatlânticos para esta temporada, de 16 de outubro de 2016 a 17 de abril de 2017. Um total de 15 navios, com aproximadamente 55 mil pessoas. Como ocorre anualmente, outras embarcações não previamente agendadas são esperadas para chegarem no Porto de Ilhéus.

De janeiro a agosto deste ano, o Porto de Ilhéus exportou 62 mil toneladas de soja, 25 mil de magnesita, 39 mil de níquel e mais 24 mil de milho. O porto registrou também no mesmo período, 50 mil toneladas de cacau importado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *