Indicadores sociais de municípios do Litoral Sul serão lançados segunda

indicadores

Indicadores sociais referentes à saúde, educação, bens naturais comuns, economia, meio ambiente e mobilidade das 26 cidades que compõem o território Litoral Sul serão lançados durante o Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável, nesta segunda (05), às 14h, no Auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz. Esses dados são um diagnóstico dos municípios e permitem que a população e os candidatos avaliem os desempenhos das gestões nos últimos sete anos.

Os candidatos a prefeito presentes no evento receberão, em primeira mão, um conjunto de 61 indicadores – levantados pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceria com o Instituto Arapyaú – que poderão ser utilizados em suas campanhas, servido como base para seus programas de governo. São dados que traduzem quantitativamente o desempenho dos municípios e permitem o monitoramento e a avaliação de programas e políticas públicas. Esses importantes instrumentos auxiliam no planejamento de cidades mais sustentáveis, e são fundamentais para fixar metas de resultados e promover a participação da sociedade civil como corresponsável pelas decisões tomadas.

O evento vai receber o empreendedor social e coordenador nacional do  Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, que vai explicar como funciona esta agenda para os municípios e o alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os candidatos que se disponibilizarem a aderir ao Programa participarão da cerimônia de assinatura da carta compromisso e, além de seus nomes serem amplamente divulgados, receberão uma carta de agradecimento e o selo “Cidade Participante do Programa Cidades Sustentáveis”, para ser usado na campanha.

Mais de 300 municípios brasileiros já aderiram ao PCS e receberam, gratuitamente, instrumentos e um banco de boas práticas com ações de gestores de cidades do mundo inteiro. Inspirando as gestões municipais a utilizarem seus próprios indicadores como referências para planejamento e execução de políticas públicas, o programa considera uma abordagem sistêmica sempre com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, integrando os diferentes campos que interagem no município, como econômico, social, ambiental, tributário, tecnológico e cultural.

O evento será aberto ao público e contará com a presença da reitora da UESC, Adélia Pinheiro; da assessora do programa, Clara Meyer; do diretor superintendente do SEBRAE-Bahia, Adhvan Furtado, e de gestores de Campinas (SP) e de Abaetetuba(PA), que partilharão experiências bem sucedidas baseadas no programa. Haverá, ainda, celebração de compromissos entre a UESC, o Instituto Nossa Ilhéus e o Programa Cidades Sustentáveis. Na ocasião, o Sebrae também fará apresentação sobre Política Pública de Desenvolvimento de Micro e Pequena Empresa.

O Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável é uma realização do Instituto Nossa Ilhéus, da UESC e do Sebrae e tem o apoio do Instituto Arapyaú, da Amurc e do Instituto Nossa Uruçuca. O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil organizada e apartidária, realizado pela Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos e da Rede Brasileira por Cidades justas, Democráticas e Sustentáveis. Sociedade civil e candidatos podem se inscrever acessando goo.gl/Yw48a9 ou na hora do evento. Para conferir a programação e mais informações, acesse www.nossailheus.org.br ou pelo telefone 73 3017-1746.

Território Litoral Sul – Abrange os municípios de: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Floresta Azul, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. Também podem assinar a carta compromisso candidatos de municípios de outros territórios.

– See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/32867/indicadores_sociais_de_municipios_do_litoral_sul_serao_lancados_segunda#sthash.ziWFPGWs.dpuf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *