Ilhéus compartilha políticas de desenvolvimento com agentes de outros municípios da Bahia

ilheus-compartilha-politicas-de-desenvolvimento-com-agentes-de-outros-municipios-da-bahia-foto-gidelzo-silva-4A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), recebeu um grupo de agentes de desenvolvimento dos municípios de Jacobina, Pindobaçu e Capim Grosso, região norte da Bahia, nesta quarta-feira, 26, com o objetivo de conhecer projetos aplicados pela gestão ilheense, referentes ao prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na ação de inclusão produtiva com segurança sanitária e de melhor ranqueado em políticas de desenvolvimento do Estado. Os agentes foram recepcionados pelo secretário Roberto Garcia.

De acordo com Andreza Santos Pereira de Andrade, gestora do Sebrae, no Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial da Região de Jacobina, a ideia é que os representantes municipais percebam as boas práticas, e a sua elaboração. “Vistamos a sala do empreendedor para conhecer seu funcionamento, no intuito de levar para os municípios que ainda estão em uma fase inicial do projeto, depois percebemos a ideia da inclusão produtiva, com a ação de vigilância sanitária. Também observamos as questões de organização tributária, essa experiência foi muito válida”, disse.

A gestora do Sebrae destacou também o principal objetivo da visita, de conhecer o funcionamento da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), que simplifica o processo de desburocratização para as micro e pequenas empresas. “Temos municípios aqui, a exemplo de Pindobaçu, que desconhece ainda a ação da Redesim, ou então, estes ainda não têm o convívio diário com essa prática. Ouviram falar, mas não conheciam presencialmente, então oportunizamos que esses agentes percebam que é possível sim, implantar a rede, desburocratizar e simplificar os processos para alavancar o comercio local”, destacou.

Para João Pedro Barbosa, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Jacobina, o modelo de Ilhéus serve para o seu município, na implantação do Balcão do Empreendedor e para algumas melhorias no funcionamento de diretorias e tributos “A gente percebe desde o projeto até a função estrutural daqui, que é uma referência para todo estado da Bahia. Observamos uma equipe coesa, um trabalho que segue rumo ao objetivo, que é fomentar o desenvolvimento econômico do município e permitir que novos empreendimentos se estalem de maneira rápida e de forma correta, dentro da lei, e isso é um grande exemplo e motivação para nós”, declarou.

Roberto Garcia, titular da Sedic, define que o interesse de outros municípios em conhecerem o sistema implantado em Ilhéus demonstra que o trabalho desenvolvido localmente traz grandes resultados. “Isso mostra que nós trilhamos nossas ações no caminho certo, agimos corretamente. Se hoje podemos passar nossa experiência, é porque desenvolvemos um trabalho sério, comprometido com os micro e pequenos empreendedores do município”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *