Ilhéus conquista primeiro lugar no ranking de “Município com Políticas de Desenvolvimento Implantadas”

balcao-do-empreendedor-da-prefeitura-de-ilheus-foto-gidelzo-silva-2

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através do trabalho realizado pela Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), conquistou o primeiro lugar do ranking, no Estado da Bahia, de “Município com Políticas de Desenvolvimento Implantadas” (Meta Mobilizadora 6), concedido por meio de um monitoramento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no último dia 19 de outubro.

 

De acordo com Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do Sebrae, a instituição atua nacionalmente, através de suas unidades locais, para o desenvolvimento de políticas públicas, apoiando gestores públicos municipais, com o objetivo de criar um ambiente favorável para os pequenos negócios, onde estão inseridos os microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais.

 

Claudiana informa que na questão da criação para uma ambiência positiva ao desenvolvimento, são trabalhados quatro eixos fundamentais para que o município consiga atender e fortalecer os pequenos empreendimentos. “O primeiro eixo envolve os atores de desenvolvimento e uma atuação de uma Secretaria Municipal vinculada aos pequenos negócios, e também um agente, todos estes capacitados, para criar instrumentos que permitam o fortalecimento dos negócios” explica.

 

Os outros eixos trabalham: a Sala do Empreendedor, com uma estrutura de atendimento ao microempreendedor individual, onde todas as orientações necessárias são repassadas, para que ele conduza o seu negócio de forma adequada; a Rede Simples, sistema que desburocratiza a legalização das empresas e promove a celeridade de suas aberturas; e as Compras Públicas, que trata de quanto o município tem comprado de micro e pequenas empresas, incluindo as locais, e quanto ele tem aplicado do recurso da merenda escolar com produtores da Agricultura Familiar.

 

“Esses quatro eixos são avaliados na criação desse ambiente favorável, e Ilhéus conseguiu ser o primeiro município do Estado da Bahia a atingir todos os critérios”, informa Claudiana. De acordo com a gerente regional do Sebrae, o município dispõe de secretário e agentes de desenvolvimento capacitados, a Rede Simples está implantada, mais de 70% das aquisições da Prefeitura Municipal acontece com o micro e pequenas empresas, e em sua grande maioria essas estão localizadas na região. Além disso, a merenda escolar tem aplicação de mais de 30% dos seus recursos com produtores rurais vinculados à Agricultura Familiar.

 

Para Roberto Garcia, secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, o êxito alcançado no ranking de “Município com Políticas de Desenvolvimento Implantadas”, é resultado de um trabalho que começou com o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), enquanto titular da Sedic, com o apoio do prefeito Jabes Ribeiro. “Cacá mudou o foco e a metodologia de trabalho, direcionando também para o desenvolvimento dos pequenos negócios, e implementou a lei geral das micro e pequenas empresas. Nós demos continuidade a essa atividade, com apoio de toda a equipe da secretaria, e a parceria fundamental do Sebrae. A relação de confiança entre os envolvidos neste processo, trouxe um resultado positivo e de extrema importância para o município”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *