Ilhéus realizará um novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti

dengueA Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus realizará, em novembro próximo, um novo Lira – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor de diversas doenças, entre elas Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A coordenadora de endemias da Sesau, Daiana Moscozo, informa que os bairros que serão visitados pelos agentes de endemias, para a elaboração do novo Lira, serão sorteados pela 6ª Dires (Diretoria Regional de Saúde).

Durante a realização do Lira, os agentes da Secretaria de Saúde realizam um mapeamento completo dos pontos da cidade com maior incidência do Aedes aegypti. “Isso nos ajuda a identificar os criadouros predominantes e a situação atual de infestação no município, trabalho que direciona as nossas ações de controle para as áreas mais críticas”, explica a coordenadora.

A servidora da Prefeitura de Ilhéus esclarece ainda que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação é realizado mediante visitas domiciliares. “Nessas visitas, nossos agentes de endemias verificam e eliminam possíveis focos do mosquito, ministram orientações preventivas e educacionais e, a depender do caso, aplicam o larvicida Sumilarv”, diz.

Daiana Moscozo reitera os esforços permanentes da Secretaria de Saúde de Ilhéus para combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Distribuídos pelas zonas sul, norte e oeste, os agentes de endemias trabalham diariamente com a finalidade de diminuir os índices de infestação. Além disso, também contamos com o trabalho das equipes de UBV (Ultra Baixo Volume), através de nebulizações focais ou costais”, salienta.

Educação – A coordenadora de endemias da Prefeitura de Ilhéus, Daiana Moscozo, chama atenção para outra atividade permanente da Sesau voltada ao combate ao Aedes aegypti. Segundo ela, uma equipe específica de agentes de endemias promove, semanalmente, palestras educacionais nas escolas da rede municipal, abordando inúmeros temas ligados ao assunto, como prevenção, controle e índices de infestação.

Segundo os especialistas, alguns cuidados devem ser tomados para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. Entre eles, cobrir caixas d’água, cisternas, poços, evitando, também, o entupimento de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro porventura colocados nos muros; não deixar pneus expostos ao tempo, jamais permitindo o acúmulo de água; usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem sendo usadas; limpar as bandejas externas de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los em locais fechados; lavar os pratos de vasos de plantas, colocando areia até a borda; e, por fim, evitar algumas plantas, como as bromélias, que acumulam água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *