Jovens de programas sociais apresentam projetos de arte no Teatro Municipal de Ilhéus

jovens-de-programas-sociais-apresentam-projetos-de-arte-no-teatro-municipal-de-ilheus-foto-luciane-nascimento

 

Na tarde de terça-feira, 29 de novembro, durante apresentação no Teatro Municipal de Ilhéus, crianças e adolescentes que participam do projeto Teatro Jovem, mostraram esquetes, encenações, música e dança, realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). As apresentações contaram, em sua maioria, estórias sobre os bairros e distritos de Ilhéus, de forma clara e lúdica para os espectadores.

O projeto, que é desenvolvido ao longo do ano nos bairros e distritos da cidade, foi iniciado em 2013, através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Comunidade Tia Marita. O objetivo principal é dar oportunidade aos jovens, em situação de vulnerabilidade social, para o resgate da autoestima. Através do teatro, eles podem vencer a timidez, encontrar uma profissão e buscar novos caminhos para transformar a realidade em que vivem.

O espetáculo no Teatro Municipal de Ilhéus foi prestigiado pelos familiares e amigos dos jovens atores, funcionários da Secretaria e o vereador Jamil Ocké. Para o secretário Kácio Brandão, de Desenvolvimento Social, “ao ver crianças e adolescentes vencendo barreiras, podemos reconhecer a importância do trabalho realizado por esta secretaria”.

Pelo Social – Em suas atividades, o CRAS promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro onde está instalado, e atende também a indivíduos e famílias de localidades do seu espaço de abrangência. Em Ilhéus, as unidades do CRAS funcionam nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória – que inclui o Salobrinho.

Já o CREAS Medidas Socioeducativas (MSE), oferta atendimento psicossocial para os adolescentes, além de promover a realização de oficinas de teatro, xadrez, espiritualidade, sexualidade, meio ambiente, entre outras. Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas são enviados ao CREAS através de encaminhamento da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Ilhéus.

O serviço segue as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12594/12, e trabalha com equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias. São ofertadas, no Creas MSE, oficinas de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade e aulas do programa Todos Pelas Alfabetização (TOPA) para os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC). O programa oferece cursos que visam a geração de renda e lucratividade para estes adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *