Chocolate de Ilhéus aparece entre os sete melhores do mundo

 

Um mais importantes jornais do sul do País, o Gazeta do Povo, de Curitiba, publicou ontem (13) reportagem especial, em seu caderno de turismo “Viver Bem”, que aponta Ilhéus entre as sete cidades produzem alguns dos melhores chocolates do mundo e são inspirações para o destino de férias de quem ama a iguaria.

Reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Grandi, assegura que “o chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a hora de degustá-lo”.

O jornalista destaca que é da cidade baiana que sai boa parte da produção nacional do fruto, embora o período de bonança tenha ficado para trás na década de 1990, quando um fungo dizimou as plantações.

“No entanto, muitas fazendas conseguiram se reerguer e hoje abrem as portas para quem quer aprender mais sobre o chocolate”, afirma, destacando produções como as da Fazenda Riachuelo, uma das maiores e a Provisão, que data do século 19.

O chão do cacau – As duas fazendas citadas na matéria integram o novo circuito gastronômico e cultural da Estrada do Cacau e do Chocolate, em formatação numa parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Ilhéus. O jornalista também destaca a Fazenda Yrerê, na rodovia Ilhéus-Itabuna, que promove durante todo o ano o turismo rural e tem mais de uma centena de anos.

“Quem vai à Ilhéus pode aproveitar também para fazer uma hidratação facial com chocolate ou participar da Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município. É também possível visitar o povoado de Rio Braço, uma pequena cidade que floresceu ao redor da estação de trem de mesmo nome, mas que foi perdendo valor ao longo do século passado. Só restaram ruínas de um período próspero, e parte da cenografia usada para a filmagem da novela ‘Renascer’, nos anos 1990”, reporta Guilherme.

Como chegar – A matéria também destaca como chegar a Ilhéus. “Está a 2.107 quilômetros de distância de Curitiba, mais de 28 horas de viagem de carro. No entanto, há voos para lá pelas companhias Avianca, Azul, Gol e Latam com uma ou duas escalas, e passagens a partir de R$ 964 (dependendo da época)”.

Os locais que são destaque no mundo – Além de Ilhéus, a reportagem destaca o Circuito Gramado e Canela (RS), e as cidades de Campos do Jordão (SP), Colônia (Alemanha), Zurique (Suiça), São Francisco e Hershey (ambos nos

Estados Unidos). Para acessar a matéria, basta clicar no link http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/conheca-alguns-dos-principais-destinos-do-mundo-para-os-amantes-de-chocolates

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *