Espetáculo ilheense, chega a Alagoas e Sergipe com patrocínio da Petrobras Distribuidora

O espetáculo Medida por medida, do grupo Teatro Popular de Ilhéus(BA), chega a Arapiraca (AL) no dia 12 de julho. A montagem, selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2018/2019, também se apresentará em Maceió (AL), no dia 14 de julho, Lagarto (SE), no dia 18/07, e Aracajú (SE), no dia 20 de julho.

Além da apresentação, acompanham a circulação duas atividades de formação cênica. Uma direcionada a todos os públicos e outra destinada apenas para grupos e artistas teatrais.

A peça se desdobra a partir das decisões de Ângelo, um exemplo de austeridade e retidão, que é convidado a governar no lugar do Duque de Viena. O Duque, disfarçado de frei, vê Ângelo aplicar com rigor leis que há anos estavam esquecidas. Assim, o implacável juiz põe em prática a lei contra fornicação antes do casamento, condenando à morte Cláudio, por ter engravidado Julieta, sua amante. Tudo muda, quando Ângelo se vê apaixonado por Isabela, irmã de Cláudio. A questão que paira no ar, a partir daí é: a lei é igual para todos? Todo o requinte dramatúrgico de Shakespeare, misturado ao cordel do Teatro Popular de Ilhéus.

Todas as apresentações terão recurso de áudio-descrição e intérprete de libras.

Sobre o grupo

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) é um grupo com sede em Ilhéus, no sul da Bahia. Fundado em 1995, por Équio Reis, mantém atividades ininterruptas desde lá. Atualmente, tem parte de sua manutenção financiada pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Os espetáculos do Teatro Popular de Ilhéus são montados a partir de um longo período de pesquisa e da necessidade de abordar temas atuais, reforçando a importância da cultura e do teatro para a sociedade. Medida por medida é fruto do projeto de ocupação do Teatro Castro Alves, em Salvador – BA, realizado em 2014, num intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal – RN.

Sobre o Programa

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC) tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, relevantes no cenário cultural brasileiro, e conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC). No último edital, aberto para o biênio 2017-2018 foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos com representantes de todas as regiões do País. As apresentações ocorrem em todos os estados.

SERVIÇO:

Circulação “Medida por medida” – Grupo Teatro Popular de Ilhéus

– Arapiraca (AL)

Local: Praça Ceci Cunha

Dia: 12 julho, às 19h

Classificação indicativa: Livre

Oficina 1: Desmontagem do espetáculo para todos os públicos (13/07 – 9h às 12h)

Oficina 2: Da dramaturgia à cena para grupos e artistas (13/07 – 14h às 21h)

– Maceió (AL)

Local: Praça Multieventos

Dia: 14, às 19h

Classificação indicativa: Livre

Oficina 1: Desmontagem do espetáculo para todos os públicos (16/07 – 9h às 12h)

Oficina 2: Da dramaturgia à cena para grupos e artistas (16/07 – 14h às 21h)

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *