PRODUTIVIDADE BRASILEIRA DE LEITE CHEGA A 30 BILHÕES DE LITROS

A produção de leite de vaca ultrapassou, pela primeira vez na história do Censo Agropecuário do IBGE, a marca de 30 bilhões de litros.A produtividade vem aumentando desde o levantamento realizado em 1970 e, quando comparado com os dados de 2006, houve um crescimento de 62% em 2017.

De acordo com os dados do Censo Agropecuário, dos 1,6 mil litros por vaca em 2006, a produção passou a 2,6 mil litros por animal em 2017. Seja uma demanda gerada por preocupação com a saúde ou com o meio ambiente, um sistema produtivo vem ganhando público e a atenção do setor: a produção de leite orgânico.

Para se produzir leite orgânico, o produtor deve seguir uma série de exigências estabelecidas pela Instrução Normativa nº 46, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma delas é que a alimentação diária do rebanho contenha, no máximo, 15% de alimentos não orgânicos. Já os transgênicos são completamente vetados.

“O sistema de produção segue rigorosamente uma série de normas específicas de sanidade, manejo de solo, uso de produtos químicos, conforto e bem-estar animal e controle de insumos permitidos”, explica André Novo. Outra norma é a de que todos os animais devem ser, preferencialmente, livres de gaiolas, estábulos, cordas ou qualquer método que impeça seus movimentos naturais.

Claudinei Saldanha Júnior e Nilson Saldanha são sócios, produtores de leite orgânico em uma propriedade de 26 hectares. Eles fornecem leite para uma grande multinacional, que produz leite em pó. “Nosso plantel tem 95 animais. Destes, 76 são vacas adultas, sendo 56 vacas em lactação produzindo hoje 900 litros de leite orgânico por dia. Todas são mantidas a pasto e são suplementadas apenas com milho e soja orgânicos. O controle sanitário também é todo feito com homeopatia”, relata Claudinei.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *