Bahia terá mais 200 leitos para Covid

Diante da iminência do pico de infecções do novo coronavírus previsto para este mês, a Bahia vai ganhar, até a próxima semana, cerca de 200 novos leitos para coronavírus. A ideia é reforçar a rede de atendimentos para Covid-19 e reduzir a taxa de ocupação, de acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, os leitos clínicos do SUS exclusivos para coronavírus estão com 64% de ocupação, enquanto os de UTI chegam a 79%. Os leitos de UTI são bancados pelo Governo Federal a pedido dos estados e pagos pelo dobro do valor nomal.

Fábio Villas Boas disse que a Sesab decidiu excluir os leitos pediátricos, que têm taxa de ocupação baixa, em torno de 30%, e puxava artificialmente a taxa de ocupação para menos de 80%. “Estamos agora tratando dos leitos adultos. Essa taxa de ocupação na capital está acima de 80%, no interior abaixo de 70%”.

“Iremos, ao longo dos próximos dias, abrir mais leitos em Salvador. Mais 60 ou 70 leitos em municípios do interior. Serão quase 200 novos leitos injetados no sistema”, afirmou o secretário. Ele, no entanto, continua sem explicar a enorme diferença entre os números de casos ativos e mortes divulgados pela Sesab e aqueles informados pelos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *