Covid-19: MP de Milão é acionado e vai investigar OMS por ‘epidemia culposa’

A Organização Mundial da Saúde (OMS) virou alvo de inquérito pelo Ministério Público de Milão,  nesta segunda-feira (13). O objetivo, de acordo com reportagem do portal Terra, é investigar a entidade por “epidemia culposa”, quando não há intenção de cometer o crime. O inquérito foi instaurado após o MP de Milão ter sido acionado por uma entidade de defesa dos direitos do consumidor sobre da Organização na difusão do novo coronavírus.

 

A entidade não chegou a ser denunciada, mas na situação em questão o Ministério Público vai apurar um possível delito. O pedido foi impetrado pela associação Codacons, que assinalou “erros, contradições, omissões e atrasos por parte da OMS na gestão da pandemia”.

 

“Quem tinha a tarefa e a obrigação de fornecer informações precisas, tempestivas e independentes para dar importantes recomendações e tomar decisões sobre a saúde pública, ou seja, a OMS, na pessoa do diretor Tedros Adhanom Ghebreyesus, pode ter tido possíveis responsabilidades, contribuindo para a difusão da epidemia em sua origem, impedindo de salvar milhares de vidas e criando danos econômicos em todo o mundo”, diz a Codacons, de acordo com a reportagem do Terra.

 

Entre os argumentos apresentados pela Codacons ao MP de Milão, está o de que as autoridades italianas “confiaram totalmente” na OMS e, “de alguma maneira, podem ter sofrido as consequências desse modus operandi”. “Não excluímos ações de ressarcimento se emergirem eventuais ilícitos”, declarou o presidente da Codacons, Carlo Rienzi.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *