BAHIA COMEÇA A RECEBER EQUIPAMENTOS PARA ELEIÇÕES 2020

As três primeiras das 12 carretas com equipamentos de proteção individual (os chamados EPIs) destinadas aos 108 mil mesários e outros 45 mil profissionais que vão trabalhar nas eleições da Bahia já estão na Base Aérea de Salvador. Até o fim deste mês, as outras chegarão abarrotadas de equipamentos para garantir a segurança contra a Covid-19, em Salvador e interior do estado, nas eleições municipais, cujo primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo no dia 29 do mesmo mês.

“Recebemos do TSE as primeiras carretas com itens de proteção individual para os mesários, material esse que ficará acondicionado em galpão da Base Aérea do Salvador, gentilmente cedido pela Aeronáutica”, observou o presidente do TRE da Bahia, desembargador Jatahy Fonseca Júnior. Segundo ele, a Justiça Eleitoral vai cumprir o seu papel “de garantir a realização das eleições, seguindo rígidos protocolos de segurança para eleitores, mesários, servidores, candidatos, magistrados e demais colaboradores”.

Para estabelecer os protocolos sanitários para a eleição, a Justiça Eleitoral conta com

a consultoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein. Essas instituições de saúde e pesquisa estão ajudando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a avaliarem os riscos à saúde pública durante a votação, além de terem ajudado a desenvolver os procedimentos e protocolos sanitários que serão adotados no pleito.

Muitos deles já estão definidos, conforme explicou à reportagem de A TARDE o secretário de Planejamento do TRE baiano, Maurício Amaral. De acordo com Amaral, os EPIs que estão chegando à Base Aérea serão transportados para cada uma das 199 zonas eleitorais do estado, onde serão distribuídas para as pessoas que estarão trabalhando nas eleições.

“Para garantir essa segurança dos eleitores, mesários e outros profissionais, a Justiça Eleitoral está montando a maior operação logística já realizada no Brasil”, explicou Maurício Amaral, pontuando que os números explicam o tamanho do desafio: só na Bahia o total de eleitores é calculado em cerca de 10 milhões, sendo que dois milhões apenas em Salvador.

Como vai funcionar

De acordo com o secretário de Planejamento, cada mesário receberá três máscaras, além de uma face shield (a máscara de acrílico) para trabalhar com segurança no dia da votação. As máscaras, explicou ele, deverão ser substituídas a cada quatro horas.

Maurício Amaral observou ainda que os lugares na fila de votação serão demarcados para garantir o distanciamento dentro da seção eleitoral. Além disso, os mesários receberão um frasco de álcool em gel, entre 100 ml e 200 ml, e um borrifador com álcool líquido 70%, para que possam higienizar os locais onde os eleitores mantiveram contato.

Quando chegar à seção, acrescenta Maurício Amaral, o eleitor terá sua mão higienizada e exibirá seu documento sem o mesário precisar ter qualquer contato com ele. Se a identidade do eleitor precisar ser confirmada, ele vai retirar a máscara rapidamente para o mesário conferir.

A recomendação da Justiça Eleitoral é que o eleitor leve a própria caneta para a assinatura do nome. Caso isso não aconteça, o mesário vai fornecer a caneta, que deverá ser higienizada tão logo ela seja devolvida.

Dessa forma, o plano estabelecido é que o eleitor, após o retorno da cabine de votação, saia sem contato ou aproximação com os profissionais que estarão atuando na seção. Mesmo o comprovante de votação, se o eleito assim preferir, ele poderá pegar posteriormente por meio da internet ou do aplicativo e-Título.

Além de todos esses cuidados, o presidente do TRE, Jatahy Fonseca, contou que o tribunal vai orientar os juízes das zonas eleitorais para que eles, com apoio do Ministério Público Eleitoral, convidem os candidatos para uma conversa prévia para que sejam respeitadas as normas sanitárias não só durante a eleição, mas também nos atos de campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *