PGR COMEÇA A INVESTIGAR ATUAÇÃO DE BOLSONARO E PAZUELLO NA PANDEMIA

O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu um procedimento preliminar para apurar a atuação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, especialmente na crise de saúde no Amazonas e no Pará.

O chefe do Ministério Público Federal (MPF) vem sofrendo pressão, tanto interna quanto externa, para investigar a responsabilidade das autoridades do governo federal durante a pandemia, que já matou mais de 220 mil brasileiros.

A investigação também incluirá o crime de propagar a utilização de medicamentos que não têm eficácia científica comprovada devido à atuação de ambos em favor da hidroxicloroquina e do tratamento precoce contra a Covid-19.

O procurador-geral informou à corte que abriu uma notícia de fato, instrumento que permite a “apuração preliminar dos fatos narrados e suas circunstâncias, em tese, na esfera penal”.

Para os deputados do PCdoB, que protocolaram uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF), Pazuello e Bolsonaro devem ser responsabilizados – o ministro da Saúde, “em razão de inércia”; o chefe do Executivo, “por postura isentiva e descompromissada em relação às políticas de combate ao novo coronavírus no âmbito do Sistema Único de Saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *