Queiroga divulga protocolo de saúde para Copa América e garante que jogos não terão público

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga divulgou nesta segunda-feira (7), em entrevista coletiva, o protocolo de saúde para a realização da Copa América. Queiroga confirmou que todos os jogos ocorrerão sem público e que a testagem dos atletas 48h antes dos jogos será realizada pela organização do evento.

 

“As competições, eliminatórias, Sul-Americana, Libertadores e campeonato brasileiro não tem exigência de vacinação dos atletas. Diferente das Olimpíadas. Como essas competições têm ocorrido sem essa exigência, não é uma imposição a questão da vacina. Mas não se fará esforço maior para vacinar, até porque poderia causar algum tipo de reação. Às medidas sanitárias de controle, será o RT PCR. Será feito diariamente. Nenhum desses exames será realizado pelo SUS, os atletas têm seguro de saúde. Se houver necessidade de internação hospitalar, os atletas estão seguros e vão usar a rede privada”, comentou. 

 

Queiroga confirmou que Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro, onde ocorrerão as finais, serão as sedes. “Terão ao todo 28 jogos. Isso inclui os jogadores e a comissão técnica, que vai reduzindo com o passar da competição. Ao todo serão 680 pessoas, depois 520, e na fase final 220 pessoas. Não é um campeonato de grandes proporções. E partindo do pressuposto de que as práticas esportivas estão ocorrendo normalmente não há nenhum óbice. Cabe ao ministério da saúde os protocolos apresentados, para a validação para que os atletas não corram risco adicional, nem as comissões técnicas”, acrescentou.

 

O protocolo inclui também avaliação nos hotéis das delegações, voos fretados, ônibus individuais, restrição das saídas dos hotéis e controle dos funcionários.  Médicos serão destacados para cada sede para o acompanhamento das delegações e os ambientes de treinos também serão isolados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *