Documentário brasileiro concorre no Oscar deste domingo

O Sal da Terra 01

O mais perto que o Brasil já chegou de um Oscar foi aplaudindo uma estatueta do nossos vizinhos uruguaios. Em 2005, o compositor Jorge Drexler recebeu o prêmio de melhor canção por “El otro lado del rio”. Como a música estava no filme “Diários de motocicleta”, do diretor brasileiro Walter Salles, dava até para dizer que Jorge Drexler era Brasil na Libertadores (e no Oscar). Mas a verdade é que o país jamais levou o maior prêmio do cinema mundial.
A nova chance é neste domingo (22), quando acontece a edição 2015 da grande festa de Hollywood. “O Sal da Terra” disputa na categoria melhor documentário. Ele é codirigido pelo brasileiro Juliano Salgado, filho do fotógrafo Sebastião Salgado, tema do filme. O alemão Wim Wenders também assina a direção desta coprodução Brasil, Itália e França.
A indicação anterior do país havia ocorrido em 2012. Com a música “Real in Rio”, da animação “Rio”, Carlinhos Brown e Sergio Mendes perderam para “Man or muppet”, tema de “Os muppets”.
Na história do Oscar, o Brasil teve ainda outras “quase vitórias” ou vitórias parciais. Em 1986, por exemplo, William Hurt ganhou a estatueta de melhor ator pelo trabalho no filme “O beijo da mulher aranha”, dirigido por Hector Babenco. O longa era uma coprodução Brasil e Estados Unidos.

Via G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *