CHOCOLATE E ELEVADOR NO ALTO DE SÃO SEBASTIÃO

joaoleao

Um espaço protegido do sol e da chuva, capaz de abrigar quiosques de artesanato, fábricas, lojas e até um museu temático sobre o chocolate na cidade de Ilhéus, maior município produtor de cacau do País.

Esse foi um dos projetos apresentados pelo vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, durante reunião realizada prefeito Jabes Ribeiro, os deputados federais Davidson Magalhães e Cacá Leão, o deputado estadual Eduardo Salles, empresários do setor chocolateiro regional e secretários municipais e vereadores, no Palácio Paranaguá, sede do Poder Executivo Municipal.

De acordo com Leão, que visitou a cidade no último final de semana, o projeto da passarela do chocolate de Ilhéus é inspirado na chamada rua coberta, existente na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Visibilidade – De acordo com empresário Marco Lessa, também organizador do Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Bahia, que acontece anualmente em Ilhéus, realizações como os encontros anuais de marcas, o projeto da passarela e políticas públicas de valorização e desoneração de impostos para os pequenos produtores de chocolate fino contribuem para a visibilidade e viabilidade desses negócios.

Elevador – Outro projeto apresentado pelo vice-governador João Leão é de um elevador que ligará o Alto de São Sebastião, no Outeiro, a Avenida Dois de Julho, no centro histórico da cidade.

Inspirada no Elevador Lacerda, um dos pontos mais visitados de Salvador, a ideia também conta com projeto do arquiteto Fernando Frank e, além de servir de cartão postal e meio de transporte, será ocupado por restaurante e lojas.

Para maior efetividade dos projetos, o prefeito Jabes Ribeiro propôs a criação de uma comissão de trabalho para encaminhar as propostas apresentadas pelo vice-governador e secretário de Planejamento do Estado, João Leão.

De acordo com Ribeiro, assim será possível estudar qual a melhor forma de financiamento, de gestão e localização desses possíveis empreendimentos. O grupo será formado por representantes da Prefeitura de Ilhéus, Governo do Estado, sociedade civil, Sebrae e empresários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *