Conferência em Ilhéus discute a efetivação de políticas públicas para mulheres

conferencia

Foi realizada durante esta quinta-feira, 24, no auditório da Faculdade de Ilhéus, a II Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, com o tema central: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.  Cerca de 200 participantes estavam presentes no evento, que discutiu o aprimoramento e expansão das políticas públicas para a mulher, como a garantia de acesso à saúde, educação, trabalho, luta contra o preconceito e enfrentamento à violência.

O evento foi aberto pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Jamil Ocke, que destacou a importância das discussões sobre os direitos e garantias das mulheres e da desigualdade social. ”O objetivo principal é que a mulher tenha mais direito, mais participação na sociedade. A secretaria trabalha com diversos programas voltados às mulheres, como Cras, Crea, Centro Pop e vamos inaugurar o Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cram), que buscam a inclusão social, participação, conscientização e exercício pleno da cidadania dessa população”.

Para a Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Paula Regina, este é um espaço democrático que as mulheres podem construir políticas públicas em condições de igualdade e “avaliar as políticas que já foram desenvolvidas, e, sobretudo propor estratégias que orientem as políticas públicas de igualdade para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual e nacional”.

Esse é um momento de discussão, que “serve para disseminar, ouvir as propostas e apoiar as políticas públicas aprovadas pelas mulheres do município de Ilhéus”, resumiu o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá). A Conferencista magna e presidente da Força Sindical na Bahia, Nair Goulart, afirma que esse é um momento importante para avaliar por quais razões as mulheres sofrem tanto com a desigualdade social e “provocar  a participação e ocupação das mulheres  nos espaços públicos e políticos de poder”.

O tema da conferência municipal este ano, foi divido em quatro eixos temáticos: “Contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e das mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres nos ambitos municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade e sistema nacional de políticas para as mulheres”.

Durante a plenária final que aconteceu no período da tarde, foram votadas 12 propostas que serão encaminhadas para a conferência estadual, em Salvador. A representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Patrícia Lima, diz que as mulheres já conquistaram muitos espaços, mas, enfrentam ainda muitos desafios, devido aos fatores históricos e culturais do nosso país.

Estadual – No período de 11 a 13 de novembro, em Salvador, será realizada a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, cujo tema é “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Trata-se da etapa obrigatória para aprovação de propostas e eleição de delegadas que participarão da etapa nacional, evento que ocorrerá em Brasília, em março de 2016.

Participaram ainda da mesa de abertura a  titular da secretaria de Educação, Marlúcia Rocha, a funcionária do Sistema Único de Assistência Social em Ilhéus, Letícia  Santana, usuária da mulher do SUAS, Maria Nilzete Alves e representantes das classes da luta pela terra, Maíza Santana, classe Indígena, Nadja Kauã.

– See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/30529/conferencia_em_ilheus_discute_a_efetivacao_de_politicas_publicas_para_mulheres#sthash.cqBeACGs.dpuf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *