ILHÉUS TERÁ COMITÊ PARA O CONTROLE DA TURBERCULOSE

tuberculose

Um dos 315 municípios baianos prioritários para o Ministério da Saúde no controle da tuberculose, Ilhéus vai implantar um Comitê Municipal para encaminhar ações que visam a conscientização, prevenção, tratamento e controle da doença.

Representantes da coordenação estadual e municipal do Programa de Controle da Tuberculose e o comitê baiano para o controle da tuberculose estiveram reunidos, esta semana, na cidade, com o objetivo de discutir a situação da doença e juntar parcerias para o seu enfrentamento.

Atualmente, as ações do programa são centralizadas no Centro de Atendimento Especializado (Cae III), que funciona na sede da Fundação Sesp, localizada na avenida Canavieiras, centro, onde diagnostica, acompanha e trata dos casos registrados.

E nos últimos anos ocorreu uma redução. De acordo com Jane Benjamim Moraes dos Santos, da Coordenação Municipal dos Programas Tuberculose e Hanseníase, embora a incidência da doença seja acima da média, nos últimos anos ocorreu uma redução na notificação dos casos.

A coordenadora lembrou que o Ministério da Saúde recomenda uma proporção de 85% de cura e a proporção de abandono de 5% para o controle da tuberculose.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *