Escola da APAE de Ilhéus ganha projeto Casa Experimental

apae

A escola especial da Apae de Ilhéus, Escola Flor do Cacau, situada no bairro Hernani Sá, terá em 2016 a continuidade do planejamento pedagógico com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Currículo Funcional, Grupos Externos, Educação Infantil e Educação Precoce, Ciclo de Escolarização Inicial (CEI), Programa Pedagógico Específico (PPE) e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), e programas como o Currículo Funcional e a novidade do projeto Casa Experimental.

Com a Direção Pedagógica de Maria Vitória Veloso Penalva e as Coordenações de Graciete Fernandes Pinheiro, Silvana Ramos da Silva e Kalinca Felix Oliveira Amaral, realizadas nos programas pedagógicos, o sistema educacional da Apae de Ilhéus conta também com a dedicação dos professores na aplicação e continuidade do Currículo Funcional, um projeto que objetiva o exercício da autonomia dos alunos do EJA com práticas a serem aplicadas tanto na vida pessoal, vida diária, quanto no ambiente de trabalho, vida prática, que os alunos venham a se inserir.

O currículo funcional foi implementado em 2015 por meio da consultoria prestada pela Psicopedagoga Michelle Costa Soares, trazida pela Direção Pedagógica. A Psicopedagoga informou que as mães trouxeram relatos de que os filhos começaram a despertar o interesse em ajudar nas atividades cotidianas de casa. A iniciativa tem dado tanto certo, que em 2016 a Direção Pedagógica vai inovar mais uma vez com a implantação do projeto Casa Experimental, uma reprodução do ambiente doméstico em sala de aula, que terá a finalidade de trabalhar a autonomia e despertar as habilidades dos alunos.

De acordo com a Diretora Pedagógica, Vitória Penalva, “nosso objetivo é otimizar a educação, que tem como foco a melhoria dos nossos alunos e a intensificação da competência das nossas coordenadoras pedagógicas e professores. Dividimos as áreas de atuação em três coordenações por programas, o que veio aprimorar e facilitar a gestão pedagógica, resultando assim numa maior organização e melhor atendimento aos alunos, voltado para as necessidades deles, com bons resultados na parte motora, psicomotora, cognitiva, afetiva e social. Não basta colocar o aluno na escola. A escola é o lugar para ele se desenvolver, uma escola que é para todos, de igual para igual”.

Saiba Mais – A Escola Flor do Cacau, da Apae de Ilhéus, é uma instituição de educação especial inserida no sistema regular de ensino por meio da lei nº 7.853 de 1989, que dá à escola especial tratamento prioritário e adequado para que sejam viabilizadas diversas medidas, dentre elas a inclusão e outros direitos destinados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *