Um dia depois de afogamento de turista, Salva-Vidas lança cartilha

salva

Com o objetivo de alertar para a segurança de nativos e turistas nas praias de Ilhéus, o Corpo de Salva-Vidas do Município iniciou a distribuição de 15 mil cartilhas educativas que abordam perigos associados ao banho de mar.O chefe do órgão, Alexandre Mendonça, afirma que o material está sendo distribuído em hotéis, pousadas, restaurantes e cabanas de praia.

Segundo Mendonça, na cartilha educativa são mencionados os locais que requerem maior cuidado dos banhistas, como as praias do Norte (em frente às cabanas), São Miguel, Marciano (Boca da Barra) e do Sul (Milionários, Cururupe e Olivença). “Além das praias, o material também destaca diversas informações importantes e os procedimentos que devem ser adotados em caso de afogamento”.

O chefe do Corpo de Salva-Vidas chama atenção, ainda, para a formação frequente de buracos em alguns pontos do litoral ilheense, o que acaba colocando a segurança dos banhistas em perigo. “Para enfrentar essa situação, estamos trabalhando de forma intensa a questão da sinalização dos trechos perigosos por meio das bandeiras vermelhas”.

Por fim, Alexandre Mendonça enfatiza a necessidade de cuidado dos banhistas com as caravelas, muito parecidas com as águas-vivas. “A boa notícia é que elas podem ser visualizadas uma vez que costumam flutuar na superfície das águas. No entanto, em contato com a pele, esses organismos podem provocar queimaduras de até terceiro grau”.

Cartilha – A cartilha distribuída pelo Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus traz uma série de dicas importantes. Entre elas estão: sempre procure informações sobre a praia escolhida, certifique-se de que o trecho litorâneo desejado não tem buracos, repuxos ou canaletas, nunca se descuide das crianças (pois elas não têm noções de perigo), procure praias que possuam a cobertura de salva-vidas e evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

O Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus atua na faixa litorânea entre a Praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na orla sul da cidade. Ao todo, a entidade possui 32 postos avançados. Para este verão, os salva-vidas trabalham, entre outros equipamentos, com apitos, nadadeiras, pranchões, boias e bandeiras de sinalização (verde, amarela e vermelha). “A proposta é que, a partir das próximas semanas, eles já passem a dispor de outros itens”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *