População conscientizada sobre a importância de doar órgãos‏

doar

A Secretaria de Saúde de Ilhéus, por meio do Departamento da Atenção Básica, e em parceria com a Organização de Procura de Órgãos/Sul realizou, no bairro Nossa Senhora da Vitória, atividades referentes à doação de órgãos. As ações que aconteceram nesta segunda-feira, 8, na Estratégia de Saúde da Família, constaram de palestras ministradas pela enfermeira responsável pela educação continuada da entidade, Ana Aragão, dirigidas à população, profissionais de saúde e representantes de entidades sociais da localidade.

Atualmente, a Bahia possui  seis entidades de procura de órgãos, sendo duas em Salvador e quatro situadas no interior do estado, que buscam doadores e fazem o acolhimento das famílias. As Organizações de Procura de Órgãos são grupos de coordenação regional que organizam e apoiam, no âmbito sua área de atuação, o processo de doar ou transplantar. A entidade segue o regulamento técnico do Sistema Nacional de Transplantes, conforme a portaria 2.601, de 21 de outubro de 2009 e o Plano Nacional de Implantação de Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos.

De acordo com a enfermeira Ana Aragão, da Organização de Procura de Órgãos, todo paciente em morte encefálica pode ter os órgãos doados. “A morte encefálica é a do cérebro. Após este diagnóstico, a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação. Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito. Mas é fundamental comunicar à família o desejo. Contudo, existem órgãos que podem ser doados por pessoas vivas, a exemplo do rim, partes do fígado e do pulmão e a medula óssea”.

Por sua vez, o secretário de Saúde, Antonio Ocké, entende que é fundamental o esclarecimento da população sobre este ato que pode salvar vidas; e aos profissionais de saúde que estão diariamente em contato com possíveis doadores. “Durante este mês de agosto, as atividades continuarão a ser realizadas nas unidades de saúde. É importante que cada pessoa perceba sobre o ato de doação órgãos, que é vital para melhorar a realidade dos transplantes em nosso município”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *