Tratamento inédito de aneurisma cerebral, em Ilhéus, é realizado no Hospital São José

angix-3d-maquina-utilizada-nas-realizacoes-dos-exames-e-intervencoes-unica-implantada-na-bahia

Neste mês de novembro, a Intercor Bahia (Hemodinâmica), realizou no Hospital São José – Santa Casa de Misericórdia, um tratamento inédito de embolização de aneurisma cerebral. A intervenção ocorreu no dia 22, pelo médico neurocirurgião, Francisco de Lucca, de Belo Horizonte, Minas Gerais, acompanhado de uma equipe médica especializada da cidade de Ilhéus.

O procedimento invasivo de alta complexidade durou cerca de 1h30mim, e foi feito com a introdução de um cateter na artéria, chegando ao aneurisma no cérebro. De acordo com Dr. Francisco, a intervenção foi realizada com grande sucesso, “Foi um  procedimento tecnicamente difícil, o aneurisma estava em uma difícil localização, mas foi tranquilo, já que tínhamos uma estrutura adequada, um aparelho de hemodinâmica e materiais de embolização de excelentes qualidades e uma equipe médica com treinamento adequado”.  Para o médico, a estrutura de equipamentos que existe no Hospital São José, equipara–se a de grandes centros avançados de hemodinâmica do país, compatível com qualquer tratamento endovascular.

Dr. Edgar Teixeira Falcão, neurologista, que diagnosticou o aneurisma e acompanha a recuperação pós-cirúrgica, informa que a paciente ficou sem sequelas, já que o atendimento foi feito de forma rápida e a  intervenção realizada com sucesso absoluto. “Em pouco tempo a paciente voltará ter a sua vida completamente normal, realizando os acompanhamentos médicos específicos”, declara.

“Senti um estouro muito forte na cabeça, pensei que morreria naquele momento, mas graças a Deus e aos médicos já estou de pé, posso andar, movimentar os braços e as pernas, estou me sentindo bem e voltando para casa”. Já conversando, a paciente Ducinete Rodrigues, 49 anos, passa bem e terá alta nesta quara – feira, 30. Ela diz ainda que pensou que não sobreviveria, pois chegou no hospital com o lado esquerdo do corpo todo paralisado e  fortes dores de cabeça.

Serviços de hemodinâmica: O setor de hemodinâmica do hospital São José, completa um ano, neste mês de dezembro e realiza procedimentos de diagnósticos, reconhecendo a doença cardiovascular e tratando as anomalias por meio de cateteres, balões e stents.

Tecnologia com equipe multidisciplinar especializada: A hemodinâmica possui equipamentos de tecnologia digital e avançada infraestrutura. O Angiógrafo Digital (Angix 3D), máquina utilizada nas realizações dos exames e intervenções, única implantada na Bahia, segunda no Brasil e terceira na América Latina, captura imagens em três dimensões, faz reconstrução das imagens com riqueza de detalhes, que permite ao médico identificar os tratamentos mais adequados com segurança e rapidez. O corpo médico multidisciplinar é formado por profissionais especializados: hemodinamicistas, cardiologistas, cirurgiões cardíacos, cirurgiões torácicos, angiologistas e anestesistas. O espaço conta com uma moderna estrutura, humanizado e confortável, respeitando todas as normas da vigilância sanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *