Festival de Cultura Popular acontece em Ilhéus, até sábado, 28

 

O Festival de Cultura Popular de Ilhéus foi iniciado ontem, 26, mas o evento se estende até sábado, em quatro pontos distintos da cidade, na Academia de Letras, no Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos – CASAR,  localizado no Pontal, e na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal. No encerramento, dia 28, acontece no Teatro Municipal show de Raimundo Sodré, com participação do grupo Mulheres em Domínio Público e convidados.

No dia da abertura, o festival contou com apresentação do Samba de Roda de Silvandira, na Praça Pedro Matos, e do Seminário da Cultura Popular e Diversidade Cultural, com a maestrina Marisa Borsari, que abordou o tema “Passeando no samba-choro”. Logo depois, o case de sucesso do SEBRAE, Virgulima do Quadrilhando – Quadrilha Junina de Campina Grande (PB), com o tema “Case de bons negócios o ano todo”, e mediação de Pawlo Cidade.

Hoje, no Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos – CASAR,  localizado no Pontal, houve a Oficina de Xilogravura, “Xilogravando na melhor idade”, com o artista plástico Luiz Natividade. Durante os três dias do evento, haverá, na Praça Pedro Matos, feirinhas de cordel, roda de capoeira, artesanato, artefatos indígenas e derivados do cacau.

Segundo a presidente do Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos – CASAR, mestra Janete Lainha, o objetivo do evento é resgatar a cultura popular, mostrar todas as manifestações culturais regionais, como o circo, bumba meu boi, samba de roda, maculêlê, mamolengo, quadrilhas juninas, literatura de cordel, xilogravura, repentista, entre outras.

A iniciativa tem o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia, e faz parte do projeto Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e empresas privadas. Conta também com o auxílio do SEBRAE, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *