Aprovado projeto de lei do vereador Gil Gomes sobre troca de lâmpadas em espaços públicos de Ilhéus

 

O vereador Gil Gomes apresentou ao plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus do projeto de Lei 39/2017, cujo objetivo é realizar a troca das lâmpadas utilizadas atualmente nos espaços públicos de Ilhéus por lâmpadas de Diodo Emissor de Luz (LED).  A lei considera como espaços públicos do município as praças, centros de convivências, centros esportivos e outros do mesmo gênero.

De acordo com o projeto, a substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é benéfica, pois oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. O projeto busca uma saída sustentável de diminuir os gastos públicos provenientes do consumo de energia elétrica.

Estudos indicam que uma lâmpada de LED consome em média 80% a menos do que uma lâmpada fosforescente de forma mais eficiente, com vida útil de aproximadamente 50.000 horas contra 7.000 horas das lâmpadas convencionais. Além de maior prazo de garantia do fabricante e componentes mais resistentes e de fácil reposição.

As lâmpadas de LED também geram menor risco para a saúde dos consumidores e para o meio ambiente, pois não contêm mercúrio na sua constituição, como é o caso das fluorescentes compactas. Podem, inclusive, ser descartadas em lixo comum. A lei foi aprovada na sessão do dia 25 de abril pelos vereadores e aguarda ser sancionada pelo prefeito Mário Alexandre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *