Eduardo Salles solicita liberação de madeira para reforma de forro da Igreja de São Jorge de Ilhéus ao Ibama

 

Com objetivo de ajudar a Diocese de Ilhéus na reforma da Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus, o deputado estadual Eduardo Salles participou, na manhã desta segunda-feira (24), de audiência com Fábio Rodamilans, superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Bahia).

A pedido do Bispo, Dom Mauro Montagnoli, e do Padre Miro, o parlamentar solicitou liberação de madeira apreendida pelo órgão para que seja utilizada na reforma do forro do telhado e portas da igreja que estão estragados. A igreja foi construída no final do Século XVII e tombada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia), além de fazer parte do tempo das Capitanias Hereditárias.

“Com muito esforço e ajuda dos fiéis, a matriz passou por uma reforma do telhado, mas ainda precisa do madeiramento necessário para restauração do forro do telhado e das portas da igreja. É um patrimônio não só dos fiéis católicos, mas da arquitetura e da história de Ilhéus”, revelou Eduardo Salles.

O superintendente afirmou que irá empenhar esforços para que a madeira seja liberada. Ele solicitou que o bispo encaminhe um ofício ao Ibama para que esse processo seja resolvido o quanto antes. Diante da resposta positiva, o deputado ligou imediatamente para o bispo solicitando o envio do documento ao órgão.

“A igreja tem mais de 400 anos e é considerado o mais importante monumento histórico de Ilhéus. Na etapa atual da restauração, foram descobertos ouros nos arcos da igreja. Como deputado estadual, trabalharei sempre em favor da preservação histórica e cultural de Ilhéus ao lado do ex-prefeito Jabes Ribeiro, do ex vice-prefeito, Cacá Colchões, dos vereadores e de todo nosso grupo político no município”, concluiu o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *