Casamento Comunitário é realizado em grande estilo para 26 casais

Aos 76 anos, seu Narciso Valdo Pajaú era só alegria. O noivo reuniu filhos e parentes para testemunharem seu casamento com a dona Vera Lúcia, a noiva de 68 anos. Para ele, este dia ficará marcado para sempre na vida dos dois. “Estou me sentindo muito alegre nesse dia. Não esperava que isso fosse acontecer depois de 34 anos juntos, três filhos e netos, vencemos em nome do amor”, relata a noiva. Com o objetivo de contribuir na realização do sonho de muitas famílias, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social (SDS), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Olivença, Vilela e Oeste, realizou na última sexta-feira (27), um Casamento Comunitário para 26 casais, muitos deles com décadas de união estável.

Pelos mesmos motivos, Rone César, de 39 anos, casou-se com Valdirene Oliveira, de 34. Júlio César, fruto da relação dos dois, assistiu o momento feliz dos pais. “Era o sonho deles! Minha mãe não parava de falar isso”, disse o pequeno. Os 16 anos de convivência entre Sebastiana Souza Costa e Gilvando Rodrigues dos Santos foram confirmados ao receberem as bênçãos de Deus e a confirmação legal diante da justiça dos homens. Aos 34 anos, Sebastiana que já é mãe de quatro filhos, tinha apenas uma palavra para descrever o momento. “Gratidão a Deus”. Ela disse ainda que “se não fosse primeiramente Deus em suas vidas e a equipe da Prefeitura, esse sonho jamais poderia ser realizado”.

A celebração – Uma grande estrutura foi montada no Ginásio Herval Soledade, para receber cerca de 500 convidados, entre familiares e autoridades, tudo para que os casais se sentissem o mais confortável possível. Bolo, champanhe, flores e até um grande tapete branco deixaram o casamento coletivo ainda mais agradável. Aliado a isso, boa música para os noivos e o público presente. O casamento Comunitário foi realizado com abonos de taxas e uma pré-inscrição realizada na SDS. Os proclamas foram uma cortesia do juiz Helvécio Argolo. Já a cerimônia religiosa foi proferida pelo pastor evangélico, Ruy Corrêa, que abençoou os noivos.

O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, em exercício do cargo de prefeito em função de uma viagem do titular Mário Alexandre, disse que aos casais faltava apenas o vínculo oficial e que, agora, celebram diante de Deus e dos homens o novo estado civil. “Esta ação coletiva, registra a união destas pessoas que já possuíam vivência matrimonial, um lar estável. Uma cerimônia totalmente sem custo para os casais. É mais um trabalho social promovido pela SDS que, sem dúvida, incentivará outros casais a se prepararem para que essa data se repita”, destacou.

Representando a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, o superintendente de Habitação da SDS, Rubenilton Santos Silva, lembrou que há meses as equipes se movimentaram para a realização deste evento. Ele

destacou também a importância do apoio da atual gestão na valorização das relações familiares, razão maior da estrutura da sociedade. “Estamos fazendo de tudo para que a vida do cidadão ilheense tenha mais respeito e dignidade e esses casamentos refletem isso. Um evento que não deixou a desejar em vista aos particulares, com mesas de convidados, recepção, fotos. Um sentimento positivo de uma gestão que trata o cidadão como merece ser tratado”, frisou.

Ao final, foi exibido um vídeo especial com uma mensagem de felicitação do prefeito Mário Alexandre Sousa e da primeira dama e titular da SDS, Soane Galvão. Os casais participantes do Casamento Comunitário são assistidos pela Rede de Proteção Básica do munícipio, e inscritos no Cadastro Único (Cad Único), que identifica e caracteriza as famílias em vulnerabilidade social, permitindo que se conheça melhor a realidade socioeconômica da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *