Ilhéus receberá duas unidades móveis de saúde bucal durante três dias

 

Começa nesta terça (12) e vai até o dia 14, a ação Odontomóvel de saúde bucal para prestação da assistência direta à crianças, jovens e adultos. A ação é do Governo da Bahia com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica no município, e conta com o apoio da secretaria municipal de Saúde (Sesau). O atendimento cobrirá comunidades com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social. Os interessados deverão comparecer no período até a Avenida Soares Lopes, no centro, portando documentos, RG ou documento (com foto), Certidão de Nascimento e Cartão SUS.

De acordo com o coordenador da Regulação, Fábio Oliveira dos Santos, vão ser disponibilizadas duas unidades móveis com sete e 10 consultórios com o mesmo número de odontólogos das mais variadas especialidades, habilitações e aperfeiçoamentos. “Essas unidades são equipadas com tecnologia de ponta que permitirá realizar diagnóstico e intervenções precisas e seguras para os pacientes”, disse. O coordenador informa que a ação atenderá a 250 pacientes por dia nos turnos da manhã e da tarde. “Além disso, vão ser realizadas ações educativas no local do projeto”, conclui.

Procedimentos e serviços – Tratamento de canal (de pré-molar a pré-molar), restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana. Também, serviços de Raios-X digital com baixo índice de exposição, ultrassom e equipamentos para realização de endodontia mecanizada, o que permite fazer canal em seção única.

Além disso, a equipe prestará serviço de acolhimento com classificação de risco, realizada por profissional enfermeiro, que acolhe, classifica e dá cadencia aos atendimentos conforme risco classificado, com protocolo validado pelo Ministério da Saúde para tratamento de pacientes especiais. A Sesau informa também que as crianças, menores de idade e pessoas consideradas incapazes, obrigatoriamente, deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsável legal, ou no caso de outras pessoas, devem portar termo de autorização assinado por estes.

Unidades especiais – As unidades são munidas de equipamento de esterilização, grupo gerador (apenas para situações emergenciais), reservatório de água e elevador para pacientes especiais ou com mobilidade reduzida. Esta ação atende plenamente a Resolução Nº 167/2015, priorizando os clientes portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida, desde que sua necessidade se enquadre no perfil da Unidade. Por isso todas as unidades possuem elevadores tipo plataforma para cadeirantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *