Unidades Móveis oferecem atendimento de saúde à Ilhéus e região

 

Quando soube por meio das redes sociais dos serviços de saúde que seriam prestados em Ilhéus, a dona de casa Joilma Santos, de 35 anos, moradora do Malhado, reuniu suas três filhas e veio hoje (12) até a Avenida Soares Lopes, local onde estão instaladas as unidades móveis de saúde do Governo da Bahia. “Chegamos cedo e fomos muito bem atendidas. Viemos em busca de limpeza geral e saímos com um sorriso mais bonito”, brinca. Joilma e suas filhas estão entre as 250 pessoas atendidas durante a ação realizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prefeitura de Ilhéus, com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à assistência a saúde no município.

Estão sendo disponibilizadas ao todo, duas unidades móveis para o Mutirão de Cirurgias e mais dois Odontomóveis, com consultórios das mais variadas especialidades, habilitações e aperfeiçoamentos. São unidades equipadas com tecnologia de ponta que permitirá realizar diagnóstico e intervenções precisas e seguras para os pacientes. O atendimento cobre comunidades com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social. A ação contempla também os municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Ipiaú, Una e Uruçuca.

Odontomóvel – A técnica de Enfermagem, Amanda Xavier, de 20 anos, veio de Ipiaú acompanhar sua tia no Mutirão de Cirurgias. Ela conta que a princípio seria apenas o acompanhamento, mas aproveitou a oportunidade para realizar a limpeza dos dentes. “Esse tipo de ação é muito importante. Minha tia precisa fazer uma cirurgia de vesícula. Essa cirurgia é a laser e é muito cara. Aproveitei a vinda dela para fazer uma limpeza nos meus dentes. Vejo que é uma oportunidade ímpar em nossas vidas, pois não teríamos condições financeiras para isso”, ressalta.

Dentre os procedimentos e serviços, inclui tratamento de canal (de pré-molar a pré-molar), restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana.Também, serviços de Raios-X digital com baixo índice de exposição, ultrassom e equipamentos para realização de endodontia mecanizada, o que permite fazer canal em seção única. O atendimento vai até o dia 14, e os interessados deverão comparecer portando documentos, RG ou documento (com foto), Certidão de Nascimento e Cartão SUS.

Mutirão de Cirurgias – A turismóloga Patrícia Seixas Kruschewsky, de 44 anos, soube do Mutirão de Cirurgias através de sua cunhada. Para ela, a oportunidade de submeter-se a uma estereocromia, significa atender a um sonho que já se perdura há cinco anos. “Saber que o meu problema será resolvido, pra mim é motivo de felicidade. Estou precisando fazer esta cirurgia já faz muito tempo e finalmente consegui. Agora, é aguardar o procedimento cirúrgico no hospital e finalmente ser curada”, comemora.

O programa Saúde Sem Fronteiras da Sesab vai oferecer durante o período, cerca de 250 atendimentos diários. Além de Ilhéus, mais sete municípios serão contemplados. Estão sendo realizados exames de eletrocardiograma, Raios-X de tórax (para maiores de 45 anos) e Ultrassonografia. O mutirão atende prioritariamente procedimentos cirúrgicos como colecistectomia (vesícula), hérnias em geral, histerectomia (útero).

Para a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, a iniciativa visa acelerar o atendimento de procedimentos cirúrgicos nessas especialidades, respondendo gradativamente a uma histórica demanda reprimida no município. “Um processo de grande significância para a saúde de Ilhéus. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ganham por meio desta ação. Nesse sentido, haverá redução da fila de esperas de cirurgias, com um atendimento mais digno e humano à população”, pontua.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), a partir do próximo dia 17. O novo hospital será inaugurado na próxima sexta-feira 15, com mais de 230 leitos, realizará cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica. Para maiores informações, acesse: www.mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *