Conta de energia ficará mais barata

Of 50 and 20 value, currency of Brazil, on a black background, closeup macro

A conta de energia elétrica vai ficar mais barata neste ano. É que os consumidores deixarão de pagar R$ 6,4 bilhões, o que deve reduzir as tarifas em 3,7%, em média, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ela divulgou que o empréstimo bilionário com um pool de bancos, feito em 2015 para evitar um reajuste elevado nas contas de luz, terá sua quitação antecipada para setembro. Originalmente, a amortização do financiamento, que ocorre por recolhimento de taxas nas contas de luz, ocorreria apenas em abril de 2020.

O empréstimo contou com três operações, com recursos repassados em abril e agosto de 2014 e março de 2015, e totalizou R$ 21,2 bilhões. Ele foi firmado no auge de uma crise hídrica que levou ao acionamento de praticamente todas as termelétricas do País, que geram energia mais cara.

Realizado no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o financiamento serviu para evitar um reajuste muito elevado nas tarifas em meio a um ano eleitoral. Esses recursos foram repassados para dar fôlego às distribuidoras para pagar por essa energia de forma imediata.

O custo foi repassado de forma embutida na conta de luz de todos os consumidores do País (exceto Roraima, que está fora do Sistema Interligado Nacional), de forma parcelada e mensal, em cinco anos, de novembro de 2015 a abril de 2020.

22:36  |

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *