Desemprego tem taxa de 4,3% em dezembro

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira.

Desemprego 01

O desemprego repetiu a taxa de 2013 e ficou em 4,3% em dezembro do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim como em 2013, o índice é o menor desde o início da série histórica, em março de 2002.
Considerando todos os meses do ano passado, a taxa média também foi a mais baixa da série, ao atingir 4,8%. Em 2013, havia sido de 5,4%.
“De fato, o que levou a queda da taxa em dezembro foi a retração da procura por trabalho, que caiu 11,8% no mês de dezembro, em relação ao que foi verificado em novembro. Essa redução da força de trabalho ocorreu tanto na procura – as pessoas não estão procurando -, mas também por redução na ocupação. E essas 33 mil pessoas foram absorvidas no contingente de inativos”, disse Adriana Araújo Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.
A diminuição no desemprego mais expressiva no passado partiu da região metropolitna do Rio de Janeiro: 23,4%. Na sequência, aparecem São Paulo (-16,5%) e Belo Horizonte (-12,5%).

Via G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *