DEFENSORIA PÚBLICA PODE AJUIZAR AÇÃO CONTRA ESTADO POR NÃO FORNECER INSULINA

insulina_med3
A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) estuda a possibilidade de ajuizar uma ação civil pública contra o Estado por não distribuir insulina na rede pública de saúde.

O defensor público José Raimundo Passos, na última sexta-feira (11), esteve reunido com o secretário municipal de Saúde de Paulo Afonso, Alexey Vinicius da Silva, para buscar soluções administrativas antes da judicialização de ações de saúde.

No encontro, a Defensoria foi informada pelo gestor da situação em que se encontra a saúde na cidade e seus principais programas de atuação prestados na saúde básica e também na eletiva.

O secretário destacou o problema da distribuição da insulina basal para pacientes diabéticos e disse que o problema não acontece apenas na cidade, mas em todo o estado.

Segundo Alexey Silva, os estoques estão baixos e o Estado, responsável pela sua compra e distribuição, não promoveu licitação para aquisição, o que proporciona consideráveis problemas para os cidadãos portadores de diabetes.

O defensor afirmou que a Defensoria vai buscar solucionar o problema, através de uma ação coletiva, elaborada em parceria com o Núcleo de Saúde da Especializada Cível e Fazenda Pública, em Salvador.

Outro problema relatado pelo secretário de Saúde foi referente a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, especialmente por causa dos bebês com microencefalia e dos casos registrados em Paulo Afonso.

Alexey ainda disse que o governo federal não tem distribuído para as prefeituras o inseticida popularmente conhecido como “pozinho do mosquito”. (BN)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *